“As vacinas e nós” é o tema do mais recente projeto de literacia em saúde, promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), em colaboração com o Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.
Da autoria de João Ramalho-Santos, Biólogo e Ex-Coordenador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, este é um projeto que, através da banda desenhada, dá a conhecer a importância das vacinas na sociedade, em especial, numa altura em que estas se tornam essenciais para combater uma pandemia à escala mundial.
Com revisão científica de Carlos Robalo Cordeiro, Pneumologista e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade, e Manuel Santos Rosa, Professor catedrático da FMUC e especialista em imunologia. É através da ilustração de André Caetano que, ao longo de inúmeras tiras de banda desenhada, é dada a conhecer, de forma simples e animada, a história das vacinas, a forma como atuam no organismo e qual a sua importância para a protecção da população mundial.
Como reforça Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da FMUC, “a vacinação da população é fundamental para nos protegermos enquanto comunidade. Um bom exemplo e bem recente, é a protecção e a imunidade que a vacina para a COVID-19 trouxe à comunidade. O início do processo de vacinação trouxe-nos uma nova esperança e uma nova estratégia de protecção e combate à pandemia. Ao sermos vacinados estamos a proteger-nos a nós e aos outros.”
Com uma linguagem clara e acessível, esta banda desenhada conta uma história que nos remete para uma importante mensagem: “apelar para que se continue a investir em tecnologia que nos ajude a lidar com doenças, mas também contribuir para que todos possam ter acesso às vacinas. É importante que todos percebam que só conseguiremos vencer esta e outras pandemias, se todos trabalharmos no mesmo sentido, por uma cultura de responsabilidade cívica, individual e colectiva”, finaliza Carlo Robalo Cordeiro.