Connect with us

A Tua Revista

Receitas de Natal com twist | Surpreende a tua família com receitas originais

Publicado há

em

Imagem de: Adobe Stock

Queres impressionar a tua família com receitas de Natal diferentes? Para te facilitar o trabalho, fomos recuperar algumas receitas tradicionais, mas com um toque diferente. Deixamos-te cinco sugestões.

#1 Azevias de grão – Uma opção diferente e mais saudável, sem precisares de as fritar.

Vais precisar de:

1 chávena de farinha de amêndoa; 1/2 chávena de farinha de linhaça; 3 colheres de sopa de azeite extra virgem; 2 ovos grandes; pitada de sal; canela em pó (a gosto); 1 gema de ovo ou geleia de arroz; côco ralado.

Para o recheio:

400 gr de grão cozido; 15 tâmaras ou xarope de tâmaras ou mel; 1 pau de canela; 1 casca de limão.

Preparação:

Começa por pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa taça grande adiciona a farinha de amêndoa, a farinha de linhaça, sal e canela e envolve bem. Noutra taça, adiciona os ovos e o azeite e bate até ficar levemente espumoso. Junta com o preparado das farinhas e amassa até ficar uma “massa”.

Num tabuleiro, com um papel vegetal por baixo e outro por cima e com a ajuda de um rolo, espalha bem a massa. Retira a folha superior e, com a ajuda de um molde ou copo, faz círculos, recheia com o doce num dos lados e dobra ao meio. Pincela com gema de ovo. Vai ao forno cerca de 12 a 14 minutos ou até dourar. No final, polvilhar com côco ralado.

Agora o recheio. Primeiro, coloca as tâmaras de molho durante 15 minutos. Depois, tens de triturar o grão e as tâmaras. Coloca tudo num tacho, adiciona o pau de canela e a casca de limão até ferver, mexendo continuamente. Adicionar a água do grão ou das tâmaras, até atingir a consistência necessária.

> Receita do blog: https://www.apitadadopai.com/

#2 Rabanadas de Bolo-Rei com twist inglês

Vais precisar de:

1 Bolo-Rei; 1 limão; whisky (q.b.); 80gr de mirtilos desidratados; leite (q.b.); ovos (q.b.); açúcar e canela (q.b.); açúcar em pó (q.b.); creme inglês;

Para o creme inglês: 60gr de açúcar; 25gr de farinha; 1 colher de sopa de amido de milho; 500ml de leite; 4 gemas; 1 colher de sopa de vinho do Porto; 1 colher de sopa de whisky; 1 pau de canela.

Preparação:

Começa por aquecer o leite num tacho com o pau de canela, para o creme inglês. Junta a farinha, o açúcar, o amido de milho e as gemas e bate tudo. De seguida, junta o vinho do Porto e o whisky e mistura. Quando o leite estiver quente, junta um pouco à mistura e envolve.

Depois, junta a mistura ao restante leite no tacho e vai mexendo até engrossar, em lume brando durante cerca de cinco minutos, sem deixar ferver. Começa a aquecer uma chapa ou um grelhador de fogão antiaderente. Coloca os mirtilos dentro do whisky para hidratarem. Corta fatias de bolo-rei com cerca de um dedo de espessura.

Prepara uma taça com leite e adiciona raspas de limão. Prepara outra taça com ovo batido e mais uma com açúcar e canela. Mergulha o bolo-rei no leite e retira. Coloca um pouco de azeite na chapa, espalhando bem com papel de cozinha. Passa as fatias de bolo-rei, que foram mergulhadas no leite, no ovo batido de forma a cobri-las e cola diretamente na chapa a corar. Quando as fatias estiverem bem douradas, passa no açúcar com canela e dispõe num prato com os mirtilos com whisky por cima, polvilha com açúcar em pó e rega com o molho inglês.

> Receita do Chef Henrique Sá Pessoa em: https://www.24kitchen.pt

#3 Arroz-Doce com açafrão

Vais precisar de:

1 chávena de água, 1/2 chávena de arroz-arbóreo; 2 chávenas de leite gordo; 2 centímetros de gengibre; 2 cascas de laranja; 2 bagas de cardamomo; 1 pau de canela; 2 colheres de chá de açafrão-da-Índia; 1 colher de café de sal; 3/4 de chávenas de açúcar; 2 gemas; 1-2 colheres de sopa de água quente (opcional); 2-3 colheres de sopa de manteiga; canela (q.b.); manga (q.b.).

Preparação:

Num tacho, começa por juntar a chávena de água e o arroz-arbóreo. Tapa e deixa cozer até a água evaporar. Depois acrescenta o leite gordo, o gengibre em fatias, as cascas de laranja, as sementes de 2 bagas de cardamomo esmagadas, o pau de canela, o açafrão-da-índia, uma pitada de sal e 3/4 de chávena de açúcar. Mistura e deixa cozinhar por mais 20 a 30 minutos, mexendo de vez em quando.

Nessa altura descarta o pau de canela, o gengibre, as cascas de laranja e retira do lume. Numa taça bate as gemas à medida que as temperas com 2-3 colheres de sopa de água bem quente. Depois junta ao arroz, mexendo sempre. Acrescenta 1 colher de sopa de manteiga, devolve ao lume e mexe mais uns minutos até borbulhar e as gemas estarem cozidas.

Serve numa travessa ou em 5 pires, polvilha com canela e, depois de arrefecer, junta umas tiras de manga.

> Receita de Filipa Gomes em: https://www.24kitchen.pt

#4 Polvo no forno com Pesto de coentros e broa crocante

Vais precisar de:

1 polvo congelado com cerca de 3kg; 5 dentes de alho; 2 folhas de louro; 1 ramo de coentros ou salsa; 5 dl de azeite; 200g de miolo de broa desfeito; 300g de minis pimentos coloridos; sal (q.b.); pimenta acabada de moer (q.b.).

Preparação:

Descongela o polvo, depois lava-o e deixa escorrer. Leva ao lume um tacho com água abundante e deixa ferver. Junta o polvo, deixa-o cozinhar cerca de 30 minutos, depois retira-o e deixa arrefecer. Entretanto, leva ao lume uma frigideira com o miolo de broa. Junta 1 dl de azeite e mexe até o miolo da broa ficar douradinho e crocante. Retira do lume e deita para uma tigela. Liga o forno a 180º. Descasca e esmaga os alhos, corta o polvo em pedaços grandes e coloca-os num prato de forno. Junta os alhos, o louro, os pimentos e o resto do azeite. Leva ao forno durante 20 minutos, virando de vez em quando.

Para o Pesto: pica os coentros grosseiramente e deita-os no robot de cozinha. Retira os alhos que cozinharam com o polvo e junta-os aos coentros. Junta também 2 dl do azeite de cozinhar o polvo, tempera com sal e pimenta. Tritura tudo até que fique um molho homogéneo.

> Receita do Chef Hernâni Ermida em: http://www.chefermida.com/

#5 Lombos de bacalhau escalfados sobre cama de Brás e paté de azeitona

Vais precisar de:

4 lombos de bacalhau; 7,5 dl de azeite; 3 dentes de alho esmagados; 1 folha de louro. Para a cama de Brás: 3 cebolas; 1 dente de alho; 3 colheres de sopa de azeite; 8 ovos + 4 gemas; 500 g de batata palha; salsa (q.b.); sal (q.b.); pimenta (q.b.). Para o paté de azeitona: 200 g de azeitonas sem caroço; 50 ml de azeite.

Preparação:

Começa por fazer o paté de azeitona. Tritura as azeitonas com o azeite até ficar com a consistência tipo caviar. Reserva. Para escalfar os lombos de bacalhau, retira a pele e seca bem. Tempera-o com flor de sal. Aquece, numa panela de fundo grosso, o azeite com o alho esmagado e a folha de louro, sem deixar ferver. Mergulha os lombos de bacalhau no azeite e deixa escalfar, durante 15 minutos, em lume muito brando (atenção que o azeite nunca pode levantar fervura durante o processo).

Enquanto o bacalhau cozinha no azeite, a baixa temperatura, prepara a cama de Brás. Corta o alho e as cebolas em rodelas finas. Noutra panela de fundo espesso, refoga lentamente a cebola e o alho no azeite, em lume médio, até a cebola ficar cozida e transparente.

Junta metade da batata palha, mexe e acrescenta as gemas e os ovos previamente batidos com salsa picada e temperados com flor de sal e pimenta. Mexe continuamente até que os ovos se tornem cremosos.

Cuidado para não os deixares secar. Desliga o lume e mistura o resto da batata palha para se manter estaladiça. Espalha uma cama de Brás no prato, coloca um lombo de bacalhau escalfado por cima e termina com o paté de azeitona no topo e salsa picada espalhada.

> Receita do blog: https://www.casalmisterio.com

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *