Numa sociedade onde a quantidade de dispositivos eletrónicos tende a aumentar exponencialmente, Emanuel Carlos (NOVA School of Science and Technology) ganhou o 1º lugar na categoria de Doutoramento com uma proposta de repensar o ciclo de vida destes aparelhos.
Recorrendo a materiais ecológicos e pensando num processo de produção mais sustentável, Emanuel propõe diminuir a pegada carbónica destes aparelhos explorando o caminho para uma nova era de eletrónica verde.
Na categoria de Mestrado, Pedro Rolo (Universidade de Aveiro) ficou com o 1º lugar com um projeto onde propõe um sistema mais eficiente de geração autónoma de energia. A energia libertada por máquinas, estruturas, recursos naturais e até seres humanos, pode ser transformada em energia elétrica que, por sua vez, irá alimentar em tempo real e de forma autónoma diferentes dispositivos de maior ou menor porte.
A 12º edição do Challenge decorreu dia 27, e premiou as ideias baseadas em teses de mestrado e doutoramento que melhor responderam ao mote “Innovative Technologies for Sustainability”.
Para além de incluir as áreas científicas do centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (Assistive Information and Communication Solutions), a 12º edição do Challenge alargou o espetro de áreas científicas para incluir as que estão associadas ao mais recente centro de investigação Fraunhofer Portugal, o Fraunhofer Portugal AWAM (Smart Agriculture and Water Management).
Foram premiadas as ideias tecnológicas mais inovadoras que estejam em linha com a visão e missão da Associação Fraunhofer Portugal de desenvolver investigação aplicada de utilidade prática, que respondam aos “Sustainable Development Goals” propostos pelas Nações Unidas, a aplicabilidade e potencial de mercado das ideias, bem com a sua viabilidade técnica. “Remarkable Technology, Easy To Use”
Uma vez mais, o Challenge desafiou estudantes de mestrado e doutoramento a apresentar as suas ideias para um futuro mais sustentável, e as candidaturas recebidas vêm demonstrar que Portugal é um país com um grande capital de inovação tecnológica de utilidade prática.
O painel de avaliação das ideias a concurso foi composto por um júri que integrou membros do Fraunhofer Portugal AICOS, nomeadamente Liliana Ferreira (Diretora) e Hugo Gamboa (Presidente do Concelho Científico), e do Fraunhofer Portugal AWAM, na figura do Diretor Thomas Haertling. Este painel contou ainda com um conjunto de especialistas que incluiu Helena Silva (Membro de Conselho de administração do CEIIA e chefe executiva da área de tecnologia), Joana Resende (Pró-reitora da Universidade do Porto), João José Pinto Ferreira (Diretor do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo tecnológico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Pedro Almeida (Diretor Executivo do PCI – Creative Science Park) e Pedro Saleiro (Diretor de Investigação da Feedzai)
Vencedores na categoria de Mestrado:
- 1º lugar – Pedro Rolo (UA) – “Instrumented and adaptive electromagnetic generators: a new concept of harvesting”
- 2º lugar – Maria Morais (FCT NOVA) – “Wearable non-enzymatic glucose sensor”
- 3º lugar – Helena Montenegro (FEUP) – “Privacy-Preserving visual case-based explanations”
Vencedores na categoria de Doutoramento:
- 1º lugar – Emanuel Carlos (FCT NOVA) – “Printed Metal Oxides: A New Era for Sustainable Electronics”
- 2º lugar – Luís Pádua (UTAD) – “Automated Monitoring system for a sustainable agriculture”
- 3º lugar – Mario Salgado (UA) – “Development and implementation of devices for the conversion of agroresidues into energy and biochar in farmers cooperatives of the north Ecuadorian Amazon.”