A 1.ª edição da Bienal Internacional de Poesia de Oeiras, evento inserido na candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027, junta a uma programação com mais de 100 convidados, oriundos de 3 continentes, que incluem poetas, músicos, escritores, diplomatas e artistas, uma confirmação de peso: Mario Vargas Llosa. O vencedor do Prémio Nobel de Literatura em 2010 irá integrar este festival dedicado à expressão poética através de uma sessão por videoconferência, para os alunos das escolas do município e convidados da organização.
O segundo dia desta Bienal, que Oeiras recebe de 16 a 21 de novembro, já contava no seu alinhamento com a Masterclass “Wisława Szymborska: Fim e começo”, com a Conversa-concerto com Simone de Oliveira, e com o showcase Upside Down Poetry “Cada Som Como um Grito”, todos a partir das 21h00.
Agora, o dia 17 de novembro fica também marcado pela sessão que decorre às 16h00, no auditório do Templo da Poesia, por videoconferência, com Mario Vargas Llosa e moderação de Maria João Costa, jornalista do Grupo R/com há mais de 20 anos.
A Bienal Internacional de Poesia de Oeiras é um evento gratuito e aberto ao público com uma programação multicultural e multidisciplinar, e cuja primeira edição é dedicada ao tema “Poder e Democracia”. Simone de Oliveira, Jorge Valdés Díaz-Vélez, Miguel Araújo, Samuel Úria, Capicua, Nando Reis e Sérgio Godinho são apenas algumas das personalidades que integram a programação.
Programação do evento está disponível em https://bienaldepoesiadeoeiras.pt/