A 3ª Edição da Summer School on Art & Cinema organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, desta vez em parceria com a Haus der Kulturen der Welt (Berlim), regressa este ano entre 5 a 9 de julho para mais uma semana de confluência entre arte e cinema no Porto. O evento terá lugar em vários locais pela cidade e contará com a presença de artistas e realizadores nacionais e internacionais. No total, serão cinco dias num programa gratuito e aberto a todos os que quiserem assistir.
Integradas na 3ª edição da Porto Summer School in Art & Cinema, as iniciativas abertas ao público apresentam-se como um momento único de partilha e descoberta, que este ano contará com a presença de reconhecidos artistas e realizadores que trabalham com cinema e arte contemporânea.
O programa aberto ao público da Porto Summer School on Art & Cinema 2021 é composto por um grupo de artistas, realizadores e investigadores que durante uma semana irão debater como modos diferentes de “Survivance” (sobrevivência + resistência), podem produzir formas criativas de subverter a violência em tempos de adversidade e de injustiça sociopolítica e ecológica. “Survivance”, um termo avançado pelo académico nativo americano Gerald Vizenor, propõe-se aqui como a rejeição da posição de vítima com gestos de empoderamento através de arte, política e práticas coletivas. Os convidados vêm de realidades tão diferentes como a Austrália, o Brasil, Guiné-Bissau e Israel.
Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, considera que “esta será uma oportunidade para contribuir para uma discussão em curso sobre o lugar da fala e da forma como, através do cinema e da arte, podemos dar voz àqueles que foram sistematicamente esquecidos pelo colonialismo europeu”. O diretor da Escola das Artes adianta ainda que “este programa público é uma oportunidade para a universidade se abrir à comunidade, e partilhar, com o público do Porto, as discussões mais relevantes do nosso tempo.”
Entre os artistas e realizadores estão nomes como Elizabeth Povinelli (antropóloga e cineasta, é um dos membros fundadores do Karrabing Film Collective – um coletivo de cinema aborígene que expôs no MoMA em 2019), Filipa César (artista e realizadora residente em Berlim), Sónia Vaz Borges (historiadora e ativista radicada em Berlim), Matías Piñeiro (realizador argentino – o seu último filme, Sycorax, realizado com Lois Patiño nos Açores terá estreia na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, que se realiza agora em julho), Patricia Ferreira Pará Yxapy (professora e cineasta indígena brasileira), e Ariella Azoulay (autora e artista que trabalha sobre o conflito israelo-palestiniano). Do programa faz parte a exposição “Leitura do Mangue”, de Filipa César & Sónia Vaz Borges, que será inaugurada no dia 6 de julho, pelas 19h, na Sala de Exposições da Escola das Artes.
Ao longo de cinco dias, a Sala da Exposições da Escola das Artes da Católica, o Museu de Serralves, o Cinema Trindade, o Coliseu Porto Ageas e o Cinema Passos Manuel serão as salas escolhidas para receber um programa que pretende mostrar o papel da Escola das Artes da Católica como dinamizador da atividade cultural da cidade.
Mais informações sobre a Porto Summer School on Art in Cinema aqui.
Survivance Porto Summer School on Art & Cinema
5-9 JUL 2021 · Porto, Portugal
PROGRAMA COMPLETO:
5 julho, 2ª feira, 20:00
Keynote Conference | Elizabeth Povinelli
Film Screening
“Day in The Life”, Karrabing Film Collective
“The inheritance”, Elizabeth Povinelli | Host: Filipa César
Local: Museu de Serralves
6 julho. Terça-feira, 19h
Abertura da Exposição
“Leitura do Mangue” / “Mangrove Reading”
Artistas: Filipa César e Sónia Vaz Borges
Local: Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa
7 julho, quarta-feira, 20:00
Film screening
Isabella, by Matías Piñeiro
Host: Guilherme Blanc
Local: Cinema Trindade
8 julho, quinta-feira, 20:00
Film screening
Films by Patrícia Yxapi
Host: Daniel Ribas
Local: Cinema Passos Manuel (with Porto/Post/Doc IFF)
9 julho, sexta-feira, 20:00
Film screening
Un-Documented: Unlearning Imperial Plunder, by Ariella Aïsha Azoulay
Performance with Hagar Ophir
Host: Nuno Crespo
Local: Coliseu Porto Ageas