A seleção portuguesa de andebol derrotou, este domingo, a França por 29-28 em Montpellier, garantido um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com um golo de Rui Silva nos últimos segundos do encontro.
Este é mais um vitória para esta equipa, depois de terem conseguido o 10.º lugar no Mundial do Egito, a melhor classificação de sempre no regresso a esta competição 18 anos depois.
De recordar que no dia 26 de fevereiro, a equipa viveu um momento dramático, com a morte repentina de Alfredo Quintana, o guarda-redes titular, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória
Num momento emotivo, os companheiros de equipa dedicaram-lhe esta vitória, com um lema que esteve sempre presente nesta fase de qualificação: ‘Por Portugal e por ti’!
O primeiro-ministro, António Costa, felicitou este domingo a seleção de andebol portuguesa, através de uma publicação, na rede social Twitter.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também não ficou indiferente a este apuramentos para os jogos olímpicos.
“A vitória póstuma de Quintana” assim definiu o Presidente da República a vitória desta noite da seleção nacional de andebol contra a França, conseguindo assim, pela primeira vez, o apuramento para os jogos olímpicos.”
“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa sublinha a dedicação e empenho de todos os jogadores, que felicita bem como a toda a equipa técnica e a direção da Federação, tendo contactado o respetivo Presidente com uma mensagem de parabéns!”
Podes ver o vídeo da vitória aqui:
An unbelievable finish
Just when it looked like the dream was over,
Portugal scored two goals in the last minute against France to qualify for the Olympic Games for the first time in history
#Tokyo2020 @AndebolPortugal pic.twitter.com/Q5tA6LcoAk
— International Handball Federation (@ihfhandball) March 14, 2021