O filme português “Vitalina Varela”, que estava na corrida aos óscares ficou agora de fora dos 15 finalistas para uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, revelou esta terça-feira a Academia de Hollywood, nos Estados Unidos.
A obra cinematográfica de Pedro Costa tinha sido anteriormente eleito o quarto melhor em língua estrangeira pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos e encontrava-se assim entre os 93 filmes candidatos a uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional.
No entanto, “Vitalina Varela” já não irá ser um dos filmes a “subir ao palco” na 93.ª edição da cerimónia dos Óscares. Uma vez que, não faz parte da lista dos finalistas anunciada no dia de ontem pelo comité da academia.
De recordar que este era o único filme português nesta categoria e que nunca antes Portugal teve qualquer filme entre os nomeados para o prémio de melhor filme estrangeiro, em língua não inglesa, categoria recentemente renomeada de Melhor Filme Internacional.
“Vitalina Varela” estreou mundialmente em agosto de 2019 no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde conquistou dois prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina.
Por outro lado, o português Daniel Sousa está ainda na corrida para a definitiva nomeação na categoria de curtas de animação, tendo ficado entre os 10 nomeados elegidos pela academia no dia de ontem.
KAPAEMAHU, de Hinaleimoana Wong-Kalu, Dean Hamer e Joe Wilson (EUA) contou com Daniel Sousa no design e direcção de animação.
Os nomeados para a 93.ª edição dos Óscares serão conhecidos no próximo dia 15 de março e a cerimónia inicialmente marcada para 28 de fevereiro, acabou por ser adiada para 25 de abril por causa da pandemia da Covid-19.