Connect with us

Em destaque

Politécnico de Leiria integra parceria internacional para o desenvolvimento de talentos na área do software

Hugo Casaca

Publicado há

em

Politécnico de Leiria / Midlandcom

SoftAware é um projeto com a finalidade de estabelecer uma parceria transnacional entre os principais atores responsáveis pelo crescimento dos profissionais na área da informática (IT), nomeadamente instituições de ensino superior, centros de investigação, empresários, associações profissionais, parceiros sociais, centros de formação e pequenas e médias empresas, com o objetivo de promover o desenvolvimento de talentos na área do software na Europa.  Com início a 1 de outubro de 2019, é desenvolvido por sete instituições do ensino superior da Europa, entre as quais está o Politécnico de Leiria.

Destina-se a estudantes do ensino superior das instituições universitárias parceiras do projeto e de toda a Europa, e docentes do ensino superior e outros profissionais da academia, bem como a todos os interessados do ensino superior responsáveis pela valorização dos profissionais de IT, nomeadamente, instituições de ensino superior, centros de investigação, empresários, associações profissionais, parceiros sociais, centros de formação e autoridades locais, regionais e nacionais.

Tem como principais objetivos:

  • Fornecer conteúdos atualizados de ensino de engenharia de software (re)projetando o currículo das instituições de ensino superior em vários países da União Europeia, envolvendo especialistas técnicos de empresas do setor das TIC no apoio à conceção de aulas e materiais educacionais;
  • Fortalecer o diálogo contínuo e a cooperação mais estreita entre a indústria e a educação na identificação das necessidades de competências digitais e promover a implementação de mais componentes práticas na formação;
  • Estimular a aprendizagem em contexto trabalho através da criação de oportunidades para estágios e outros tipos de aprendizagem baseada no trabalho no campo na área das TIC; e melhorar as soft skills dos estudantes do ensino superior para promover a progressão na sua carreira profissional.

Em termos de ofertas formativas, o projeto SoftAware pretende desenvolver uma proposta de currículo de uma licenciatura em Tecnologias de Software, cujo plano curricular visa dotar os engenheiros de software com as competências exigidas pela indústria. Esta proposta poderá ser implementada por todos os membros parceiros do projeto. O curso pretende incorporar as melhores práticas da indústria e considerar o estado da arte tecnologia. No âmbito do projeto, são ainda promovidos três cursos online gratuitos integrantes do curriculum internacional, nomeadamente Síntese e Análise de Algoritmos, Conceção e Testes de Software e Gestão de Projetos de Software. Por fim, o SoftAware disponibiliza ainda um “kit” de competências pessoais dirigido a docentes universitários na área da Ciências da Computação. O conjunto de ferramentas práticas com exercícios e casos de estudo reais dotará os estudantes das competências necessárias exigidas pela indústria, como pensamento estratégico, capacidade de trabalho em equipa, competências analíticas e gestão de projeto, capacitando os estudantes para funções de responsabilidade no contexto empresarial.

O projeto tem data de termino em final de setembro de 2021. Além do Politécnico de Leiria, fazem parte da parceria a Technical University of Sofia (Bulgária), a Kaunas University of Technology (Lituânia), o Kaunas Science and Technology Park (Lituânia), o PCX Computers & Information Systems Ltd (Chipre), a Electrical Engineering STudents’ European Association (Holanda) e o European Center for Quality Ltd. (Bulgária).

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *