O Curso de Música Sacra, é promovido em conjunto pela Escola das Artes e pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, que aposta no diálogo entre fé, cultura, arte, ciência e ensino da música da Igreja.
Uma formação única a nível nacional e este é apenas um dos objetivos da pós-graduação em Música Sacra. A Pós-Graduação tem como objetivo criar, desenvolver e acompanhar o diálogo entre fé, cultura, arte, ciência e ensino. Durante a formação, os alunos terão a oportunidade de conhecer e entender a Música Sacra como um dos fundamentos da cultura cristã, assim como as diversas formas de ligação entre o tesouro musical da Igreja e as necessidades atuais das comunidades. A pós-graduação visa, desta forma, resgatar para o mundo universitário a importância da arte e cultura cristãs.
“A música da Igreja, filão inesgotável de obras de arte maiores e, ao mesmo tempo, expressão quotidiana e inseparável da liturgia cristã, exige atenção especial”. “Esta formação pretende, por isso, dedicar-se às composições musicais, à liturgia em si, ao domínio técnico e artístico das formas, dos instrumentos e, acima de tudo, colocar-se ao serviço da comunidade. No contexto nacional, e uma vez detetadas as necessidades primárias das diversas comunidades, impõe-se uma resposta prática no universo da Música Sacra que passe pelo aperfeiçoamento das capacidades existentes, pela criação de novos nichos de desenvolvimento e pelo reforço da criação de novos repertórios”, afirma Pedro Monteiro, docente da Escola das Artes e coordenador da pós-graduação,
Com uma formação inovadora, que se destaca pela forte componente prática, os estudantes terão à disposição um conjunto de equipamentos, instrumentos e infraestruturas. Mais informações em http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-oferta-formativa/pos-graduacao-musica-sacra.