Os projetos do Politécnico de Leiria foram galardoados no concurso Prémio Geração Digital 2019, a competição anual de ideias na área da Engenharia promovida pela Siemens.
O Politécnico de Leiria foi uma das entidades vencedoras do concurso, que consiste numa competição de ideias para reconhecer jovens talentos e promover o ensino da Engenharia.
“A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) concorreu nesta edição do concurso com cinco projetos, dos quais três passaram à final, o que conferiu ao Politécnico de Leiria um galardão por ser a Universidade/Escola Superior com mais projetos inscritos”, pode ler-se num nota enviada à redação.
“Virtualização de processos na Indústria 4.0” foi o projeto vencedor da categoria de Universidade/Escola Superior, da autoria de Tiago Neves, estudante de mestrado de Engenharia Eletrotécnica da ESTG, e orientado pelos professores Eliseu Ribeiro e Luís Perdigoto.
O projeto, conhecido por Digital Twin, foi elaborado em parceria com a Siemens Automation Academy da ESTG e a empresa Cadflow, e é um sistema de otimização contínua, formado pela interligação entre os sistemas físicos automáticos e as suas respetivas cópias virtuais.