Connect with us

A Tua Revista

Começa a preparar a aventura internacional

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Porquê ficar por cá, se podes expandir horizontes?
A Mais Superior quer que comeces já a preparar a tua aventura além-fronteiras! Para isso, damos-te a  conhecer o programa Erasmus+ e acrescentamos ainda algumas dicas importantes, que te podem preparar para a aventura internacional.

Erasmus+ é o programa da Comissão Europeia para a educação, formação, juventude e o desporto para o período de 2014-2020. O programa oferece oportunidades de mobilidade a alunos, professores, aos praticantes de desporto (escolar e universitário). Neste artigo, a Mais Superior foca-se na preparação para essa mobilidade que os jovens estudantes – como tu – devem fazer antes de começar a tratar da papelada.

Mas comecemos por mais informações importantes: segundo dados de 2017, ao longo das últimas três décadas – desde que o programa Erasmus começou, em 1987 – já se contavam mais de 9 milhões de jovens aventureiros que abraçaram a façanha de estudar, viajar, estagiar, ganhar experiência profissional ou fazer voluntariado num país estrangeiro.

Em 2014, o conhecido programa Erasmus passou a chamar-se Erasmus+ e tomou as características que tem hoje.

Atualmente, fazem parte do programa Erasmus+, os países membros do Espaço Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa e Suécia). O único país do espaço Schengen que não participa no programa Erasmus+ é a Suiça.

Tens ainda um vasto leque de outros países que são parceiros do projeto e onde também podes escolher estudar.

Como aluno do Ensino Superior podes tomar a decisão de estudar num país estrangeiro – que integre o projeto – num período compreendido entre dois ou três meses a até 12 meses (máximo). Qualquer estudante do 1.º, 2.º ou 3.º ciclo do Ensino Superior pode candidatar-se.

Agora que já conheces mais sobre o programa Erasmus+ temos algumas perguntas para te fazer: Queres ser o próximo? És aventureiro? Sempre sonhaste partir por essa Europa para uma aventura real? Se a tua resposta foi “SIM!” a todas as questões, estás pronto para preparar a aventura!

Então vamos a isso!

1 – Podes começar por descobrir mais sobre a cultura e hábitos do(s) país(es), onde gostavas de estar por uns tempos – a estudar. Procura melhorar a tua expressão oral e escrita. Pode parecer cedo, mas quanto mais depressa te começares a dedicar verdadeiramente à língua, maior será a tua fluência, e por conseguinte, mais seguro estarás na hora de partir. E por que, como se costuma dizer, “em Roma, sê romano”, deves conhecer outros aspetos culturais para que a adaptação seja mais soft.

2 – Economiza, a partir de agora, para partires para o estrangeiro com uma “pequena almofada”, que te permita visitar os locais turísticos ou várias cidades do país que te acolher.

3 – Informa-te com colegas que já passaram pela mesma experiência. Podem até alertarte para aspetos importantes a ter em conta. Faz todas as perguntas que te vierem à cabeça (e lembra-te que não há perguntas estúpidas!).

A partir daqui, e se quiseres mesmo avançar, procura informar-te na tua Universidade ou Instituto Politécnico, por onde deves começar – quais os documentos necessários, onde te deves dirigir… ah e não te esqueças de verificar as datas de candidatura. Mas, até lá, aproveita e diverte-te neste início de ano letivo! E lembra-te, estuda!

 

[Imagem: Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *