Connect with us

Lazer & Cultura

International Podcast Day: “um grande dia de celebração em que todos os podcasters se possam reunir e partilhar experiências, partilhar know-how e tudo aquilo que é o podcast”

Beatriz Cavaca

Publicado há

em

No contexto do International Podcast Day estivemos a falar com o participante português, Claudio Fonseca, que irá representar no evento a Plataforma Podcasts Portugal e o país.

Cláudio Fonseca confessou-nos estar com bastantes expetativas em ralação ao evento onde destaca que este será “um grande dia de celebração em que todos os podcasters se possam reunir e partilhar experiências, partilhar know-how e tudo aquilo que é o podcast“.

O podcaster falou-nos também sobre o que é a Plataforma Podcasts Portugal e sobre aquilo que tem feito neste âmbito referindo que nestes dois meses de plataforma esta já ultrapassa os 40 membros agregando podcasters de todas as áreas  (da música, do cinema, da sociedade, da cultura, entre outras) e que pretende ser “uma comunidade de Podcastse que tem como objetivomostrar o que é o Podcasting em Portugal“.

Neste evento em particular, Cláudio Fonseca propõe-se falar um pouco sobre a plataforma e o estado do pocasting em Portugal, adiantando-nos assim que “esta plataforma foi sempre muito bem vista na comunidade internacional porque existe um grande sonho que a Europa possa ter também um grande movimento de Podcasting como acontece nos Estados Unidos“.  Revela-nos que neste momento “Portugal é apontado como um farol neste evento, como um exemplo em português“.

Para o profissional do podcast que vai representar Portugal pelo segundo ano consecutivo,  o evento é importante para o “reconhecimento pelo bom trabalho que se vai fazendo aqui em Portugal no que são os Podcasts independentes“.

Para Cláudio Fonseca, ser podcaster em Portugal é “o maior sentimento de liberdade“. Dá o exemplo: “quando existem medias tradicionais que fazem podcast isso é mal visto porque é justamente violar um dos princípios base do podcast que é a independência, a liberdade“.

Esta participação no International Podcast Day vai partilhar dados estatísticos sobre o podcasting luso, tais como o facto de os ouvintes e produtores serem na sua maioria jovens universitários, segundo a plataforma Podcasts Portugal.

Antes de terminarmos a nossa conversa falamos ainda sobre as dificuldades de um podcaster em Portugal, que segundo Cláudio Fonseca se prendem sobretudo com “o reconhecimento, e as pessoas perceberem de facto o que é um podcast“. Esclarece “Um podcast não é um jornalista a ler notícias que publicou, um podcast não é uma rubrica de rádio que passa para um formato de podcast. É difícil as pessoas perceberem o que é de facto um podcast. E depois justamente, no meio de tudo isto o verdadeiro podcaster conseguir emergir no meio dos podcasters dos media internacionais que foram ofuscar todo o bom trabalho que se vai fazendo“.

Cláudio Fonseca assegura no entanto, que o futuro do podcast em Portugal é promissor e que devemos continuar a ver “o bom trabalho que os podcasters tem estado a fazer“. O facto de existir uma plataforma agregadora de podcasts em Portugal só ajuda a divulgação dos mesmos e ao crescimento da qualidade dos podcasts no futuro, acrescenta membro da plataforma portuguesa.

 

[Imagem: Cedida pelo entrevistado]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *