Connect with us

Notícias

UTAD melhora eficiência energética

Flávia Ramalho

Publicado há

em

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai instalar 800 painéis fotovoltaicos para autoconsumo e substituir 7.500 luminárias por iluminação LED.

A iniciativa surge na sequência de contrato assinado com a SunEnergy, especialista em soluções de energia elétrica a partir do sol.

As medidas para a melhoria da eficiência energética da UTAD vão ser aplicadas a vários edifícios e residências da universidade.

A instalação destes 800 painéis solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica a partir do sol, consumida pelos vários edifícios da UTAD, permitirá à Universidade poupar, apenas no primeiro ano, cerca de 40 mil euros, bem como evitar a emissão de 150 toneladas de CO2 por ano”, pode ler-se numa nota enviada à redação.

Segundo Amadeu Borges, Pró-Reitor da UTAD, esta instituição de Ensino Superior despende “custos de funcionamento muito elevados”, sendo que “o custo em energia é a parcela mais significativa”.

Com esta solução, vamos melhorar a nossa eficiência energética, ter soluções ambientalmente responsáveis e ter significativas poupanças económicas que podem ser canalizadas para melhorar ainda mais a qualidade do nosso ensino”, afirma o Pró-Reitor da UTAD.

[Imagem: SunEnergy]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *