O ISCTE recebe a conferência “IoT for Smart Cities“, entre 24 e 28 de junho. A convenção é organizada pelo ISTAR – Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura no âmbito da Summer School 2019.
A Summer School conta com palestras de convidados exteriores de diversas áreas do saber que atuam na convergência das temáticas em causa e ainda com uma série de sessões de hands-on.
Pretende-se nesta Summer School fornecer bases aos participantes sobre paradigmas emergentes de computação, tecnologias, serviços e modelos de negócio associados à Internet of Things e às Smart Cities.
De entre os projetos que serão apresentados estão o Smart Cities: Estratégia e Técnologia, Sistemas Interativos: Design e Desenvolvimento e Remourban,
Os dois primeiros são coordenados por membros do Instituto universitário de Lisboa; enquanto, o Remourban, implantado em três cidades europeias (Nottingham, Valladolid e Tepebasi/Eskisehir) é coordenado por Miguel Angêl Fuentes e tem permitido perceber que a metamorfose destas regiões em smart cities permitiu poupar 50% da fatura de energia e diminuir os níveis de CO2 em 80%. O modelo é replicável e já está a ser expandido para outras cidades numa segunda fase. Espera-se que Portugal entre na fase seguinte.
As inscrições para a conferência “IoT for Smart Cities” estão abertas.
Podes inscrever-te aqui.
[Foto: Pixabay]