Aveiro e Guimarães são as cidades escolhidas para acolherem os Campeonatos Europeus Universitários no ano de 2021.
A Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) nomeou as duas cidades portuguesas para acolher os Campeonatos, em que a cidade de Aveiro fica responsável pela organização do Campeonato Europeu Universitário de basquetebol e Guimarães por acolher o Campeonato Europeu Universitário de voleibol.
Portugal recebe pela terceira vez a competição de basquetebol. Em 2021 assinalam-se os 20 anos do primeiro Campeonato Europeu Universitário da modalidade desportiva. Em 2001 foi organizada a primeira edição na “Veneza portuguesa” e em 2006 foi a “cidade berço” a sua anfitriã.
Por sua vez, é a segunda vez que a competição de voleibol se realiza em solo português. A primeira foi em Braga, em 2004.
No ano de 2021 os Campeonatos Europeus Universitários contam com a competição também noutras modalidades por vários pontos da Europa. Como é o caso do andebol (a decorrer na Eslovénia), badminton (marcada para Miskolc, Hungria), basquetebol 3×3 (Debrecen, Hungria), desportos de Combate – Karaté, Kickboxing, Judo e Taekwondo (Zagreb, Croácia), futebol (Tirana, Albânia), futsal (Split, Croácia), orientação (St. Gallen, Suíça), pólo aquático (Miskolc, Hungria), desportos de Praia – Andebol de Praia e Voleibol de Praia (Málaga, Espanha), remo (Bydgoszcz, Polónia), ténis (Lódz, Polónia) e ténis de mesa (Olomouc, República Checa). As modalidades de bridge, escalada, golfe, rugby 7 têm candidatura de Lisboa e o xadrez mantém-se ainda sem cidade atribuída.
Este ano, Braga (de 15 a 23 de julho) recebem os Campeonatos Europeus Universitários de futsal e Porto (de 31 de julho a 3 de agosto) os Campeonatos Europeus Universitários de basquetebol 3×3.
[Foto: FADU]