Connect with us

Lazer & Cultura

Bang Awards: podes ganhar três mil euros com o melhor filme de animação

Sofia Rebanda

Publicado há

em

O Bang Awards é um festival internacional de cinema de animação, tendo como principal foco apoiar a produção de conteúdos e aproximar as novas gerações do cinema de animação.

Esta quinta edição tem como tema principal: “Changes”. Pretende fazer uma reflexão global sobre as mudanças que estão a acontecer no planeta. Assim como Gandhi, a organização acredita que cada pessoa pode ser “a mudança que deseja ver no mundo”. Serão valorizados pelo júri e pela organização os filmes dos autores que o abordarem o tema. Não se trata de um tema obrigatório, mas sim e apenas, o tema inspirador do Festival, que nesta edição o questionará. Queremos que o cinema de animação constitua uma plataforma de encontro e debate sobre temas urgentes.

Ulisses Dias, diretor do Bang Awards, salienta que o festival na sua última edição contou com mais de 300 filmes em competição e reuniu 5.000 pessoas, maioritariamente famílias, nos parques da cidade para ver cinema de animação. O tema desta edição “Changes”, pretende fazer uma reflexão sobre as mudanças que estão a acontecer no mundo. Adianta ainda que o festival em 2020 contará com uma instalação artística de Burry Buermans, artista belga, inspirado no tema, que será apresentada com o lançamento do programa do festival.

Na escolha dos vencedores, o festival conta com um painel de júris internacional entre eles, Nancy Denney-Phelps (Bélgica), Till Nowak (USA) , Marcelo Marão (Brasil), Ezequiel Dalinguer (Argentina), Luis Miranda (Portugal).

Os principais prémios estão divididos em três categorias. Durante as submissões, o público é convidado a votar nos seus filmes favoritos. O festival atribui o prémio de 3 mil euros ao melhor filme.

A cerimónia do Festival já tem data, os vencedores serão revelados no dia 3 de outubro de 2020, em Torres Vedras, que contará com uma programação recheada de workshops, talks, sessões de cinema ao ar livre, instalações artísticas, entre outras actividades. Em 2018 o Festival Bang Awards bateu todos os recordes, registando mais de cinco mil espectadores em apenas um dia de evento.

O Festival Bang Awards pretende fomentar o interesse pelo cinema de animação junto do público aliando o cinema , à cultura, à inovação e à tecnologia.

A coordenadora do festival, Cátia Bárbara Candeias encontra-se no Brasil, em Araraquara a apresentar o Festival Bang Awards nas escolas e universidades, integrado no Projeto “Arte ao Centro”, conexão e intercâmbio cultural entre a cidade de Torres Vedras e Araraquara.

O Festival Bang Awards é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, organizado pela Nau Identidade, produzido pela Slingshot e apoiado pela A3 Artes Gráficas.

As candidaturas para a 5ª edição do Bang Awards – Festival Internacional de Cinema de Animação, estão abertas até 31 de agosto de 2020 e podem ser feitas online aqui.

 

 

 

[Foto: Unsplash]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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