Agora possível circular de trotinete elétrica dentro da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, em Almada. A Flash anunciou ontem o ínicio de operações dentro do campus.
A empresa europeia de micromobilidade tinha iniciado a operação em fase experimental, há cerca de um mês, na Costa da Caparica, no concelho de Almada, alargando agora a operação ao campus da FCT. A Flash, definiu, em conjunto com a WeMob, a empresa municipal de mobilidade de Almada, cerca de 10 pontos de partilha entre o campus e a área onde estão localizadas as residências universitárias.
A Flash é, assim, a primeira a ter trotinetes elétricas a circular dentro do campus de uma universidade. Esta é a única empresa que oferece um desconto de 50% na taxa de desbloqueio da viagem a todos os utilizadores que estacionem nos pontos de partilha já definidos, aos quais se somam agora 10 novos pontos de partilha.
Desde o início da operação que estava prevista a articulação com a autarquia e as autoridades policiais para perceber as necessidades da população, estudantes e turistas, de forma a oferecer as melhores soluções de mobilidade.
De acordo com Dimas Pestana, Presidente do Concelho de Administração da WeMob, “a expansão das operações da Flash para a FCT é um passo importantíssimo para termos uma mobilidade sustentável e amiga do ambiente na cidade de Almada”.
Segundo Pedro Horta, Presidente da Associação de Estudantes da FCT, “em apenas dois dias, já vários alunos testaram as trotinetes. Na verdade, a sua implementação tem proporcionado aos estudantes não só alguns momentos de lazer, mas também uma alternativa de deslocação entre a faculdade e a sua zona de residência, verificando-se até a concentração de algumas delas na zona circundante ao nosso campus”.
O desbloqueio das bicicletas tem um valor de um euro, ao qual acrescem 0,15 cêntimos por minuto. Para incentivar o correto estacionamento dos veículos, a Flash oferece um desconto de 50% no desbloqueio da viagem, a todos os utilizadores que estacionarem nas zonas de estacionamento indicados pela Câmara Municipal de Almada.
Colaborando com as cidades no ordenamento do espaço público, a Flash é atualmente a única operadora de trotinetes elétricas a mostrar na sua APP os pontos de estacionamento, promovendo, assim, o estacionamento correto e a sua identificação pelos utilizadores.
No âmbito desta visão amiga do espaço público, a Flash conta com equipas próprias que vão assegurar, diariamente, o carregamento das baterias, a verificação da segurança das trotinetes, o seu correto estacionamento e a sua colocação nas zonas de estacionamento estabelecidas.
[Foto: Divulgação]