Connect with us

Notícias

Alunos do Politécnico de Leiria ganham prémio de melhor curta-metragem de animação

Sofia Rebanda

Publicado há

em

“No return” é o título da melhor curta-metragem de animação nacional da 6.ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de Leiria, da autoria de dois estudantes do Politécnico de Leiria.

Carlos Filipe e Diogo Cordeiro são estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. O galardão foi atribuído ao filme “No return”, de entre mais de 30 filmes de animação que concorreram a nível nacional, no Leiria Film Fest.

Esta curta-metragem, realizada no âmbito das unidades curriculares de Cinema e Efeitos Visuais para Cinema, recebeu comentários de elogio do júri: “Elaborada de uma forma quase ingénua, “No return” surge-nos da agradável surpresa de uma primeira curta de Escola, dentro da competição regional. De história bem delineada, com um twist imprevisível, desenho limpo e detalhado, e animado com as subtilezas que uma boa animação exige, esta curta-metragem de Carlos Filipe e Diogo Cordeiro salta à vista, pela qualidade visual imprimida em cada frame, que lhe oferece o título de melhor curta-metragem de animação nacional”.

“No return” fala de um homem que deambula pela cidade, tentando recompor-se de uma grande perda, questionando-se se voltará a encontrar a felicidade.

Carlos Filipe não esconde a surpresa desta distinção. “Nunca imaginámos que pudéssemos ser nomeados para o festival, muito menos ganhar um prémio. No meu caso, a indústria da animação sempre me fascinou, mas sempre pareceu um sonho distante, uma vez que não tem um lugar muito vincado no entretenimento português. O prémio foi, sem dúvida, uma grande fonte de motivação, e mostrou-me que talvez valha a pena investir nesta vertente.”

Os filmes “Ínsula” de Luana Portella, “Seer” de Rui Cipriano, “Almas danadas” de André Silva, e “Brthr” de Inma Veiga, todos estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, participaram na sessão especial do Leiria Film Fest deste ano.

Além do filme de animação vencedor, “No return”, foi também selecionado para o Festival o filme documental “Do virtual ao real”, de Mauro Roda e Tiago Pereira, também estudantes da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia, da ESTG do Politécnico de Leiria.

 

 

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *