A NOVA FCSH e o Banco Santander abrem, pela 13.ª vez, candidaturas para premiar os melhores trabalhos jornalísticos na área da economia e dos negócios. Os interessados podem candidatar-se até 12 de maio de 2019.
Em 12 edições, vários foram trabalhos de jornalismo económico e de negócios congratulados pela FCSH e o Banco Santander. No Prémio de Jornalismo Económico 2019 são avaliados todos os artigos ou reportagens que tenham sido publicados em órgãos de comunicação social escrita ou eletrónica, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2018.
O prémio divide-se em três categorias. Na categoria de Gestão de Empresas e Negócios são avaliados os trabalhos relacionados com as múltiplas áreas da Gestão. Por sua vez, a categoria de Mercados Financeiros avalia os artigos que abordem os diferentes mercados financeiros e valores mobiliários. Por último, a categoria de Sustentabilidade e Inovação Empresarial, destaca trabalhos que incidam na área da gestão sustentável, inovação digital ou responsabilidade social e corporativa.
O melhor trabalho concorrente receberá o “Grande Prémio”, com um valor pecuniário de 10 mil euros, sendo simultaneamente o vencedor da área a que se candidatou. Os outros prémios, cada um para o melhor trabalho das áreas restantes, terão um valor de 5 mil euros.
Os trabalhos são avaliados por um júri composto por personalidades de reconhecido mérito ligadas às Ciências Sociais, Jornalismo, Finanças, Sustentabilidade e Gestão. São eles, Francisco Caramelo, diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (NOVA FCSH); António Granado, professor auxiliar na NOVA FCSH; Conceição Zagalo; Graça Franco (Rádio Renascença); Helena Garrido (RTP); José Albuquerque Tavares e Paulo Pinho da NOVA SBE – School of Business and Economics.
A vencedora da última edição foi a jornalista Cesaltina Pinto, da revista Visão, com o trabalho “A Herança Indivisível de Belmiro”, sobre o legado de Belmiro de Azevedo e o processo de transição do seu império para os filhos.
As candidaturas podem ser feitas através de um formulário online aqui.
[Foto: Unsplash]