Connect with us

Notícias

Mikko Hypponen é o convidado especial do NOS Security Talk

Sofia Rebanda

Publicado há

em

O mundo digital desperta riscos para os quais é importante a sua sensibilização. Desta forma, no dia 10 de abril, a NOS traz a Portugal Mikko Hypponen, especialista mundial no tema da cibersegurança e Chief Research Office da F-Secure.

O NOS Security Talk visa sensibilizar as famílias quanto aos riscos no online, de forma a criar hábitos saudáveis de utilização da internet e a salvaguardar as devidas medidas de proteção.

Este evento decorre na manhã do dia 10 de abril, no edifício sede da NOS – em Lisboa – e pretende refletir sobre os grandes desafios atuais da cibersegurança, nomeadamente no que diz respeito à segurança online das famílias. Este tema está entre as prioridades da operadora, no âmbito do segmento de mercado residencial, e foi endereçado recentemente com o lançamento do serviço NOS Safe Net.

O NOS Safe Net é uma solução de segurança completa, que combina proteção antivírus e controlo parental numa única plataforma, garantindo a proteção de até 10 equipamentos de toda a família. O serviço protege os equipamentos das mais variadas ameaças – desde vírus a programas da internet que podem danificar computadores, tablets e smartphones, além de, comprometer a privacidade dos utilizadores e a sua segurança online.

Esta solução surge no âmbito da parceria da NOS com a F-Secure, com o objetivo de assegurar uma navegação online segura a pais e filhos e de criar hábitos saudáveis de utilização da internet.

É neste enquadramento que Mikko Hypponnen vem a Lisboa falar de Segurança Online. É visto como uma autoridade mundial em termos de cibersegurança e privacidade online. No Web Summit de 2016 foi apresentado como “Veterano da guerra cibernética” e na sua apresentação da primeira edição do evento realizado em Portugal autointitulou-se “caçador de hackers”.

Desde 1991, Mikko Hypponen lidera, na F-Secure, uma equipa de pesquisa e investigação que diariamente deteta e desmantela os maiores ataques de malware da web e é responsável pela captura de vários hackers em todo o mundo. Do seu currículo destaca-se o facto de ter rastreado os autores do primeiro vírus de PC. Ele e a sua equipa foram responsáveis por desarmar o vírus Sobig.F, os primeiros a alertar o mundo sobre o vírus informático Sasser e ainda pelos relatórios confidenciais sobre o Stuxnet, um complexo vírus desenhado para sabotar as instalações de enriquecimento nuclear iraniano.

Durante estas décadas dedicadas à cibersegurança e combate ao cibercrime, Mikko tornou-se uma referência mundial e um especialista requisitado pelos meios de comunicação internacionais. A revista PC World listou-o como uma das 50 pessoas mais importantes da web e a Reader’s Digest como um dos “8 europeus que fazem a diferença” no mundo atual. Recebeu, ainda, o prémio Virus Bulletin como o melhor educador do setor.

É professor de unidades curriculares de Privacidade e Segurança Online nas Universidades de Stanford, Oxford e Cambridge, e consultor para as questões de cibercrime e segurança digital no Parlamento Europeu. O especialista em cibersegurança tem realizado ao longo dos últimos 20 anos, centenas de palestras em mais de 40 países, onde se contam as mais importantes conferências de segurança.

Além disto, as suas TED Talks são mundialmente famosas. A palestra online sobre segurança, realizada em 2011, é a mais assistida – contando com mais de 1,5 milhões de visualizações e traduzida para 40 idiomas.

 

 

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *