Vais comprar uma bicicleta elétrica? Então temos uma boa notícia para ti!
O Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, anunciou – em declarações à Antena 1 – que o governo vai dar um apoio que pode ir até aos 250 euros por contribuinte para a compra de uma bicicleta elétrica. A ideia é promover até mil aquisições destes veículos – já que a verba está definida e o valor estipulado será atribuído até que se esgote o orçamento para esta finalidade.
Esta medida é inédita, já que se trata da primeira vez que a compra de bicicletas elétricas vai receber apoios estatais. Mas, se queres ganhar esse incentivo, vê se te apressas: é que o subsídio estatal será distribuído por ordem de chegada das candidaturas.
Para poderes receber este valor, a tua candidatura tem de obedecer a uma regra fundamental: a bicicleta que adquirires não pode ser destinada à pratica de desporto, mas sim à utilização urbana e citadina.
José Mendes explicou este requisito, enfatizando que “A fatura ou declaração anexa por parte do vendedor tem de declarar que a bicicleta não é destinada ao desporto, do tipo montanha ou de suspensão integral no sentido de apoiarmos apenas as bicicletas de utilização urbana e citadina, que são aquelas que se destinam normalmente a viagens mais frequentes”.
O secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade garantiu, ainda, que mais detalhes e regras específicas serão conhecidos nos próximos dias.
[Foto: Unsplash]