Falta apenas um dia para a primeira semifinal do Festival da Canção! Já eram conhecidas as músicas participantes… Agora, já se sabe também quem constitui o júri!
A RTP escolheu alguns nomes bem conhecidos do mundo da música para avaliar as canções a concurso na 53.ª edição do programa: Júlio Isidro volta a assumir o cargo de Presidente do Júri, como já tinha acontecido anteriormente. E leva companhia: nesta edição, foram selecionados seis novos jurados.
Isaura, que compôs e cantou junto a Cláudia a canção vencedora do ano passado, O Jardim, foi uma das selecionadas para tecer comentários e avaliar os participantes. Pedro Penim, membro fundador e diretor artístico do Teatro Praga, encenador e ator, é outro dos elementos do júri.
Maria João, cantora de jazz reconhecida a nível internacional, é o terceiro nome. Álvaro Costa, radialista, DJ e apresentador de televisão, e Maria João, cantora de jazz, reconhecida a nível internacional, também marcam presença. Selma Uamusse, cantora de origem moçambicana, e Rita Redshoes, que em 2017 tratou da composição do tema O Que Eu Vi Nos Meus Sonhos, completam o grupo.
Quanto às votações, a RTP lembra estas vão decorrer sob um esquema de 50/50: o peso do voto é repartido entre o público em casa e o júri. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.
Se existir uma situação de empate, as regras ditam que – caso aconteça nas semifinais – o tema que passa é aquele que for escolhido pelo júri. Se esta situação se der na final, a canção mais votada pelo público será a vencedora.
As semifinais acontecem a 16 e 23 de fevereiro. A Grande Final do Festival da Canção está marcada para 2 de março e vai acontecer na Portimão Arena, em Portimão. A música vencedora representa Portugal na Eurovisão!
[Foto: RTP]