Se todos nos queixamos do frio que tem feito e temos a sorte de ter uma cama quentinha onde dormir, imaginem quem não tem essa sorte.
Com esta preocupação em mente, a Câmara Municipal de Lisboa anunciou que, durante a época de maior frio, algumas das estações de metro lisboetas passam a estar abertas durante a noite.
O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) avisou e volta a reforçar: as temperaturas estão muito baixas e não têm tendência para subir, pelo menos para já. Face a esta informação, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu acionar já a partir desta quarta-feira, 9 de janeiro, a fase amarela do Plano de Contingência para as Pessoas Sem-Abrigo Perante o Frio.
Assim, algumas das estações de metro lisboetas – Oriente, Saldanha, Intendente, Rossio e Santa Apolónia – não vão fechar durante o horário noturno. Durante esse período, quem geralmente dorme nas ruas da cidade pode abrigar-se num local um pouco mais quente e protegido das intempéries.
Além desta medida, também o Pavilhão Casal Vistoso vai receber o Dispositivo Integrado de Apoio aos Sem Abrigo (DIASA). Esta iniciativa vai assegurar refeições quentes e agasalhos para todos os que necessitarem. As equipas técnicas – que circulam pelas ruas da cidade para distribuir ajuda aos sem-abrigo – vão estar encarregues de reencaminhar para o local todos os que aceitem o apoio.
[Foto: Unsplash]