Connect with us

Night & Day

Amadora BD de regresso e com Brasil como tema central

Avatar

Publicado há

em

A 29.ª edição do festival Amadora BD começa já na sexta-feira!

Cada edição é dedicada a um tema – este ano, é o Brasil que está em destaque. Exibem-se trabalhos de banda desenhada, cartoons, caricaturas, cinema de animação. Há ainda uma feira do livro e exposições, visitas guiadas, apresentações, sessões de cinema e oficinas para crianças e adultos.

O evento vai contar com a exposição de trabalhos de autores contemporâneos e com o português Francisco Sousa Lobo como autor em destaque.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a organização do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora — Amadora BD explicou que “Este ano, o destaque vai para um convidado muito especial: o Brasil. Numa exposição comissariada por Nelson Dona, Fabiana Barbosa e Aécio Diniz, com cenografia de Catarina Pé-Curto, teremos oportunidade de conhecer um conjunto de autores fundamentais no panorama brasileiro contemporâneo, que vive um período de ebulição artística e editorial muito relevante”.

 

 

Foram escolhidas para esta mostra obras de “autores de todo o Brasil, premiados nacional ou internacionalmente e que produzem, principalmente, histórias em banda desenhada sobre temáticas estruturais ou fraturantes da sociedade brasileira”.

André Diniz, André Ducci, Helô D’Angelo, João Marcos, João Pinheiro + Sirlene Barbosa, João Spacca, Klévisson Viana, Marcelo D’Salete, Marcello Quintanilha e Pedro Cobiaco, têm algumas das obras mais premiadas no Brasil e no estrangeiro. Os seus trabalhos focam-se em temas sociais e políticos fraturantes da atualidade, tanto brasileira quanto internacional.

Francisco Sousa Lobo é o autor em destaque nesta edição. A residir e trabalhar em Londres desde 2005, já tem uma longa carreira na área da banda desenhada. Desde a década de 1980, que se dedica à BD e arrecadou, no ano passado, o Prémio de Melhor Álbum Português de Banda Desenhada, com o seu “Deserto / Nuvem”.

Este é um dos festivais internacionais de banda desenhada mais importantes e reconhecidos na Europa e o de maior dimensão e relevo em Portugal. Quase toda a iniciativa acontece no Fórum Luís de Camões, até 11 de novembro.

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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