Connect with us

Novidades

AEFEP. O desafio de gerir uma Associação “em obras”

Avatar

Publicado há

em

A Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto pediu à Mais Superior que publicasse um texto do seu atual Presidente, onde se refere ao período difícil que vivem esta Associação e os alunos da faculdade, em virtude das obras que continuam a decorrer. A poucos dias de uma mudança forçada de instalações, João Iliescu deixa vários alertas.

É facto. O parque de estacionamento da Faculdade de Economia do Porto (FEP) encontra-se neste momento encerrado e os primeiros vestígios de um longo processo estão plantados naquele canto, no qual está o segundo portão – que nunca percebemos para que servia –, com dois contentores que servem de escritório para os empreiteiros. É uma dura realidade para os alunos que chegaram a ver brilhantes raios de sol nos jardins interiores da Faculdade de Economia do Porto. Hoje temos um canteiro de obras, gradeamentos em torno do que orgulhosamente dizíamos ser o nosso parque de estacionamento. Que choque foi ver andaimes cá dentro, ou o exoesqueleto colocado no tão marcante obelisco da FEP.

A Direção e os Eventos
Está marcado: Dia 15 de dezembro será o último dia da Direção da AEFEP na sua faculdade. A partir desta data, 13 meses de instalações provisórias nos separam da quase utópica renovada Faculdade de Economia. O assunto foi tratado como tabu, dentro e fora de portas. O burocrático processo de concurso público ocorreu durante o passado ano letivo, entretanto a obra ficou impugnada em tribunal, adiando o início previsto.
Estávamos cientes, aquando a candidatura da então Lista A, que provavelmente este processo teria início durante o nosso mandato. Já com esta expetativa, prometemos ser uma direção próxima dos estudantes e presentes na vida e nas necessidades de cada um de nossos estudantes. Defendemos a AEFEP como um baluarte dos interesses dos estudantes de Economia e Gestão, e comprometi-me a dirigir uma Associação forte num ano de evidentes dificuldades. A verdade é que ninguém consegue preparar-se para algo que não imagina como será. Enfim, materializar-se-á a frente do famoso espelho d’água uma réplica dos espaços fechados entre as quatro paredes da faculdade. Todas as salas serão replicadas (auditórios em salas planas e os 70 metros divididos em três salas), com exceção do icónico Salão Nobre e da cantina. Confirmo ainda que nas instalações provisórias existirão espaços destinados à Unicópia e ao Bar.

O programa de atividades da AEFEP é ambicioso. Se pararmos para pensar, verificamos que são realizadas atividades TODAS as semanas. Irão as obras influenciar a realização deste extenso plano? Atividades-bandeira de todos os departamentos da AEFEP, das organizações e da própria FEP estão calendarizadas para o segundo semestre, como o Empower Yourself, a Tremoçada, o FEP Playground, o Solitunas, as Vozes da FEP, o Porto de Emprego, grande parte da POOL de Talentos e o Dia da FEP. A partir deste momento, a AEFEP e as demais organizações estudantis que aqui são sediadas e/ou realizam atividades, terão de repensar as condições disponíveis para este fim.

As condições de estacionamento
É importante que se leve em consideração um notório esforço por parte do Conselho Executivo para que a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos não seja comprometido. O plano de obras, que ocupa as paredes da sala 303, visa uma FEP mais adaptada ao ensino de qualidade a que se propõe. Como já referi, até dia 15 ocorrerão atividades letivas dentro do edifício principal, enquanto são montadas as instalações provisórias. A partir deste dia, e supostamente até ao primeiro dia de aulas do ano de 2018 (2 de janeiro), serão feitas na totalidade as mudanças de instalações.

Resta-nos uma pergunta não respondida. Se as instalações provisórias serão colocadas no atual parque de estacionamento da FEP, onde deixamos os carros? Em breve será anunciado pela direção um espaço alternativo de parking, com capacidade para 160 carros, para suprir a falta de espaço que temos evidenciado nos últimos dias.

Uma coisa é certa, os frutos do esforço que juntos faremos serão colhidos por milhares de futuros FEPianos.

[Texto: João Iliescu, Presidente da Direção da AEFEP]
[Fotos: AEFEP]

Nota da Redação: Na publicação impressa deste texto, na edição de dezembro da revista Mais Superior, é dito que a atual Direção da AEFEP termina funções no dia 15 de dezembro. Essa afirmação está errada, e deveu-se a um lapso de interpretação do texto original. À Direção da AEFEP e aos nossos leitores, as nossas desculpas.
O texto que aqui se publica já se encontra devidamente corrigido.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *