Um megacentro de investigação abre amanhã em Guimarães. Chama-se The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine e reúne cinco universidades nacionais e uma do Reino Unido.
Será um centro multidisciplinar e a expetativa é que tenha um efeito estruturante na ciência portuguesa, através do desenvolvimento de métodos inovadores na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares, com abordagens personalizadas para cada paciente. O The Discoveries Centre será um TERM Research Hub – um hub de investigação em engenharia de tecidos e medicina regenerativa – com características únicas na Europa.
Este projeto reúne cinco universidades nacionais – Minho, Porto, Aveiro, Lisboa, Nova de Lisboa – e a University College London, uma das líderes mundiais na área da saúde. Terá sede no Avepark (em Guimarães), polos em Aveiro, Porto e Lisboa e um campus de suporte em Londres.
Para ser uma realidade, esta iniciativa contou com 15 milhões de euros da Comissão Europeia, recentemente aprovados no âmbito do exigente programa europeu Teaming, e deve ter apoio adicional da FCT e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais do Norte, do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo.
O The Discoveries Centre pode tornar-se rapidamente o maior e mais produtivo centro de investigação baseado em Portugal, tendo condições únicas para atrair talento científico internacional. Este é o site oficial.
[Fotos: Divulgação]