A Fundação da Juventude e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia já abriu o Programa de Estágios MAAT, que oferece bolsas de estágio a alunos universitários na área das Ciências ou das Artes.
O principal objetivo deste programa de estágios é proporcionar aos jovens um aprofundamento dos seus conhecimentos técnico-científicos, através do contexto real de funcionamento do MAAT. Como refere Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, “o programa de estágios não só constitui uma forma de aprofundar conhecimentos técnico-científicos, como também um meio de levar os jovens a desenvolver capacidades pessoais de liderança, gestão de grupos, espírito de iniciativa e de equipa, compromisso e disciplina. Esta é uma importante oportunidade para a valorização das competências dos jovens do Ensino Superior, as quais são determinantes nas fases de pré-seleção e recrutamento em termos laborais”.
Os candidatos pré-selecionados terão uma formação inicial, de presença obrigatória, de 3 semanas, a tempo parcial, ministrada pelo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, no final da qual serão selecionados os jovens a frequentar o estágio de 6 meses, com início a 14 de novembro de 2016.
Os estágios terão uma carga horária semanal entre as 12 horas para a área de Ciências, e de 20 horas para a área de Artes. Os estagiários que obtiverem melhor classificação poderão candidatar-se a um segundo estágio.
Aos estudantes que participarem neste Programa é atribuída uma uma bolsa mensal de estágio no valor aproximado de 240 euros (Ciências) e de 400 euros (Artes). Durante o estágio são também reembolsados das despesas de transporte (passe social mensal) até ao máximo de 35 euros por mês. Os estagiários são ainda abrangidos por um Seguro de Acidentes.
Este programa é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, que sejam estudantes do Ensino Superior universitário, licenciatura, mestrado, pós-graduação, o Programa de Estágios MAAT dirige-se a todos aqueles que se encontrem a frequentar, preferencialmente, cursos com componentes em ciências (Ambiente, Eletricidade, Eletrónica, Energia, Física e Química) ou artes (Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural).
As candidaturas estão disponíveis até 2 de outubro, aqui.
[Foto: Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia]