Connect with us

Novidades

Tudo em grande

Publicado

em

Para uma das maiores instituições de Ensino Superior do país, uma Associação de Estudantes a condizer. Falamos do ISCTE-IUL, e de uma estrutura estudantil que leva o seu trabalho muito a sério, com muitas iniciativas e atividades ao longo do ano, que fazem dela uma das referências a nível nacional. E não é só pelas míticas festas que aqui se fazem…

IMG_4653Esta é uma Associação de Estudantes multifacetada, para responder às características do próprio ISCTE-IUL. É composta por 82 membros e por secções que vão da política educativa – onde se efetiva a representatividade dos alunos e a defesa dos seus direitos – à gestão do património das suas próprias instalações, passando pelo desporto e pela cultura, e pelos eventos recreativos.
Quem trabalha nesta Associação de Estudantes aplica aquilo que aprende ao longo da sua formação no ISCTE-IUL, para mais tarde poder transportar para o mercado de trabalho todos os soft skills adquiridos.

O desporto e a cultura

Nos últimos anos, esta Associação de Estudantes tem apostado cada vez mais no desporto, e como resultado podes agora participar em qualquer uma das principais modalidades coletivas, ou requerer apoio financeiro para praticar um desporto individual. Esta é uma aposta que já está a dar frutos: o ISCTE-IUL já é vice-campeão nacional universitário no futsal feminino e presença no top 15 das AE’s com melhores resultados desportivos, entre outras distinções. No ano letivo que agora começou, o râguebi de sevens é a principal novidade na oferta.
A Associação de Estudantes do ISCTE-IUL organiza ainda, do ponto de vista cultural, eventos dinâmicos e de grande projeção, de que são exemplo os Sunsets Culturais de realidades próximas da nossa sociedade – Oriental, Africano, entre outros.

A política
A atuação a nível político está dividida em dois eixos. O primeiro passa pela relação com os Serviços de Ação Social, e pela tentativa de evitar que existam estudantes a desistir do curso por falta de dinheiro. No ano passado, por exemplo, foram doados 7 mil euros em bolsas a alunos carenciados, através da iniciativa Ice Bucket Challenge, numa AE que aproveita as receitas próprias para fazer deste apoio aos estudantes uma realidade permanente.
O segundo eixo envolve a discussão com as estruturas dirigentes – nomeadamente com a tutela do Ensino Superior – sobre os temas essenciais à vida académica. É feita através da Federação Académica de Lisboa, para uma regociação conjunta e que represente a voz das várias Associações de Estudantes envolvidas. Recentemente, destaca-se a vitória relativa à maior elegibilidade dos alunos para as bolsas de ação social.
Ao mesmo tempo, a Associação de Estudantes dos ISCTE-IUL procura estimular a consciencialização social, promovendo discussões e debates entre todos, que identifica como “uma das principais lacunas, não só no ISCTE-IUL, como na Universidade em geral”, refere o Vice-Presidente João Rodrigues.

Os eventos
Proporcionar os melhores momentos de diversão aos estudantes também é uma missão desta Associação de Estudantes, cujas festas são reconhecidas no país inteiro. Uma das mais importantes aconteceu no dia 24 de outubro – a mítica Festa do Caloiro. Conforme nos contou o João Rodrigues, foi mais um ano com “um cartaz apelativo, com artistas como o Nelson Freitas, o Sam The Kid e o Dillaz, numa festa que não podia terminar sem o tradicional fogo de artifício. Este ano, apesar da chuva, voltaram a ser vários milhares as pessoas que fizeram desta a melhor festa universitária do país”.
Entre diversas iniciativas organizadas ao longo do ano, há ainda a destacar um fim de semana em Madrid, que leva cerca de 500 alunos a conhecer melhor a capital espanhola e a divertir-se na movida castelhana.
De resto, todos os meses existem festas de pátio, sendo que todos estes eventos no ISCTE-IUL são muito frequentados, com um mínimo médio de cerca de 2 mil pessoas.

Como fazer parte?
A Associação de Estudantes do ISCTE-IUL garante que a porta está “sempre aberta” a novos contributos por parte dos alunos. E para isso existem dois momentos concretos em cada ano letivo, nos quais são abertos processos de recrutamento para destacar alunos interessados em fazer parte da estrutura, tendo em conta os seus interesses e também as necessidades da própria AE. Independentemente disso, em qualquer altura é possível colaborares, bem como colocares dúvidas ou expores situações.
Existe ainda um novo projeto no qual podes participar: a Rádio dos Estudantes do ISCTE-IUL (REI), que está agora a dar os primeiros passos, mas que promete ser um espaço de expressão e de interação entre todos os alunos.

[Reportagem: Tiago Belim]

[Fotos: Tiago Serrano]

Continue Reading
Publicidade
Clica para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *