Connect with us

Novidades

Ser parte da solução

Avatar

Publicado há

em

Se as Associações de Estudantes existem para defender os teus interesses, não é menos verdade que o teu contributo pode fazer a diferença. É essa a mensagem da AE da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, que te dá a conhecer as suas iniciativas para o ano que agora começa.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa está a continuar o trabalho desenvolvido por direções anteriores, e ao mesmo tempo a desenvolver novas iniciativas para o ano letivo que agora começa.
Um dos pontos altos do ano é, como não poderia deixar de ser, a receção aos novos alunos, e esta AE quer que os novos alunos entendam o que ela faz por eles. Desde logo, numa questão de… motivação: “Há falta de participação dos estudantes na vertente mais política, e de discussão dos assuntos que interessam à comunidade académica”, refere o presidente Filipe Sousa. O objetivo é existir uma participação mais ativa nas suas atividades e Assembleias Gerais por parte dos alunos, bem como na discussão dos temas relativos à Faculdade de Arquitetura e ao mundo universitário.

No fundo, trata-se de estender a estes assuntos o sentimento de comunidade que existe nesta faculdade, que se manifesta por exemplo nas aulas, através da partilha de trabalhos e de conhecimentos.
“As Associações de Estudantes estão muito associadas a festas, e o que queremos mostrar é que fazemos muito mais do que isso”, reforça Filipe Sousa, pedindo aos alunos “que se aproximem também da Associação de Estudantes e que venham cá ‘chatear-nos’ com problemas e também com ideias para as soluções”.

Uma das vias para ajudares a AE pode passar por te tornares sócio. Com uma quota anual de 10 euros, ganharás acesso a descontos na generalidade dos serviços académicos (centro de cópias, livraria, papelaria, etc.) que vais utilizar ao longo do tempo, e a um kit com várias ofertas.

Praxe
Para nós, a praxe é algo diferente. Temos a Praxe Social, que tem a duração de uma semana e é vista não pelo sentido negativo, mas sim enquanto momento de integração dos novos alunos. É promovida pela Comissão de Praxe e apoiada pela Associação de Estudantes, e consiste numa intervenção de caráter social – geralmente em bairros sociais – onde os alunos tomam contacto com a realidade que os envolve.

A estrutura da AE
É composta pelos 15 membros da Associação, divididos em vários departamentos, e tem o apoio de dois núcleos para este novo mandato: o NAVE, que auxilia na organização de eventos culturais, e a FA International, que ajuda a acolher as centenas de alunos de Erasmus que a Faculdade recebe anualmente.

Eventos
O primeiro e mais importante evento lúdico do ano é a Tremoçada (ver caixa), e para além disso a AE da Faculdade de Arquitetura está já a organizar um conjunto de eventos, como workshops, palestras e conferências, a acontecer ao longo do ano.
Para além disso, existem atividades desportivas organizadas pela AE para quem é sócio.

tremocada-2015-10_1920x1080
A Tremoçada
É o primeiro evento recreativo do ano, que acontece no dia 1 de outubro, e é um momento importante para os novos alunos se ambientarem e inserirem na comunidade académica. Há música de vários estilos, há tremoços grátis e há bar aberto.
O preço é de 5 euros – se fores sócio da AE é mais barato.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *