Connect with us

Ciência & Tecnologia

A UMinho é campeã mundial de futebol robótico

Avatar

Publicado há

em

A “botnroll.com Soccer Team”, da Universidade do Minho, venceu a prova de futebol robótico júnior “Open League SuperTeam” no campeonato mundial de robótica (RoboCup), que decorreu esta semana em Hefei, na China.

A equipa liderada por José Cruz e composta por Tiago Ribeiro, Inês Garcia (alunos do curso de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores), Inês Ribeiro (aluna da Secundária Francisco de Holanda) e António Ribeiro (aluno da Escola Básica João de Meira), conquistou ainda o prémio “Inovação do Ano” e as menções honrosas de “Melhor Design” e “Melhor Espírito do RoboCup2015”. O robô português foi ainda o “Melhor Guarda-redes” do RoboCup, sendo a equipa de Portugal a que menos golos sofreu.

Foram 16 equipas de todo o mundo a competir entre si, e destas foram sorteadas quatro “superteams”, cada uma formada por equipas de quatro países. Nas provas SuperTeam, quatro robôs defrontam outros quatro num campo de futebol de seis por quatro metros. A equipa de Portugal competiu ao lado da Austrália, da Eslováquia e de Taiwan. Cada robô ficou responsável por uma posição do campo, ficando o da Eslováquia como defesa, o da Austrália como médio, o de Taiwan como atacante e o português como guarda-redes, que foi a estrela da competição. Esta superequipa venceu por 8-2 a congénere formada pelo Irão, Canadá, Alemanha e Egipto, por 2-1 a do Brasil, Áustria, Itália e EUA e, no último jogo, por 1-0 frente à do México, Macau, Alemanha e Japão.

[Foto: Universidade do Minho]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *