Connect with us

Ciência & Tecnologia

Plutão: Sonda tem o mesmo CPU de uma PlayStation

Avatar

Publicado há

em

Certamente que já ouviste falar das primeiras imagens reais do planeta Plutão, captadas pela sonda New Horizons. O que não deves saber ainda é que este pequeno aparelho tem o mesmo CPU de uma… PlayStation.

Ainda estamos a absorver o impacto das fantásticas imagens reais que esta semana nos chegaram, diretamente da órbita do planeta Plutão. Foram (e continuam a ser) captadas pela sonda New Horizons, que foi lançada para o espaço em janeiro de 2006, ou seja há mais de 9 anos. E claro, foi desenhada e construída ainda antes disso.

Dessa forma, as especificações técnicas desta sonda são um pouco mais modestas do que aquilo que hoje em dia podemos encontrar neste tipo de equipamento. O CPU da New Horizons é um processador 32-bit MIPS R3000, exatamente o mesmo usado na… PlayStation! E não, não estamos a falar da PS2… é mesmo a primeira consola da Sony. Trata-se portanto de uma capacidade de processamento muito básica, mas que se prova que, uma década depois, continua a funcionar.

No dia 12 de julho, esta sonda New Horizons capturou imagens inéditas de Plutão, que sugerem algumas novas características de interesse: algumas podem ser penhascos, e existe uma zona circular que poderá ser uma cratera de impacto. Existe ainda uma área em forma de coração que será observada em mais detalhe durante a aproximação da New Horizons ao planeta.

Para chegar até aqui, a New Horizons percorreu 5 mil milhões de quilómetros, durante mais de 9 anos. Tem agora os seus sete instrumentos científicos a trabalhar a todo o gás para recolher dados, com uma câmara de longo alcance para captar em alta resolução pormenores com um tamanho mínimo de 70 metros.

[Fonte: The Verge]

[Foto: NASA’s Marshall Space Flight Center @ Flickr]

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *