Connect with us

Ciência & Tecnologia

Desenha aqui o teu futuro!

Avatar

Publicado há

em

O que queres ser quando fores grande? Há uma nova plataforma online que quer ajudar-te a responder a esta pergunta. Chama-se “Design The Future”, foi criada pela Associação Better Future em parceria com a Fundação Vodafone, e vai mostrar-te como é trabalhar na vida real.

O projeto Design The Future é uma plataforma online que aposta em testemunhos de profissionais para te ajudar a fazer a tua escolha no acesso ao ensino superior. Sem folhas de excel aborrecidas e com vídeos curtos e dinâmicos, neste site há profissionais reconhecidos nas várias áreas de atividade a contar-te como é o seu dia a dia, quais são as competências de que necessitas para desempenhares aquela função, e o que mais os realiza naquilo que fazem, para além de responderem a várias curiosidades. Medicina, engenharia, desporto, literatura, educação, jornalismo, música, entre muitas outras, estão representadas em cerca de 100 vídeos, e a ideia passa por aumentar este número.

Vodafone Chewbacca

Este site, que contará em breve com um novo motor de busca, pretende também dar-te informação sistematizada sobre as várias opções formativas existentes em Portugal. Para isso, existe informação sobre cerca de 3300 cursos e respetivas instituições, provas de ingresso e médias de acesso, e ainda os seus índices de empregabilidade.
A página oferece-te ainda um conjunto de outras ferramentas, como a partilha dos conteúdos nas redes sociais – e no mobile também no Whatsapp -, a impressão de toda a informação relevante para que possas criar um dossiê que te ajude no momento da decisão, a opção de registo que te permite receber alertas com novos vídeos nas tuas áreas de interesse.

Como em todos os programas promovidos pela Fundação Vodafone, a plataforma Design The Future é inclusiva, permitindo a utilizadores cegos ou com baixa visão aceder a todos os conteúdos disponibilizados através da mesma.

A Inês Teixeira-Botelho é responsável pela operacionalização do Design The Future, e durante a sessão de apresentação do projeto referiu que o objetivo é “responder às perguntas de origem: O que queres ser quando fores grande? O que é que vais ser bom a fazer?” Para isso, a plataforma tem uma homepage que apresenta seis opções e as profissões que estão em destaque no momento. Podes também, segundo a Inês, “visualizar os vídeos mais recentes ou aqueles que foram mais vistos. No campo de pesquisa, posso procurar a minha profissão de sonho ou a minha área de interesse, ou simplesmente descobrir todas as profissões que existem no site”.
Dentro de cada profissão está disponível “uma biografia do entrevistado, a descrição da função, as competências técnicas e pessoais que deves possuir para a desempenhar, as principais atividades a ela associadas e as áreas de atuação. Em cada uma delas, estão disponíveis também as opções formativas a seguir – seja um curso profissional, uma licenciatura, uma pós-graduação ou um mestrado – com informação sobre as médias de ingresso e disciplinas específicas requeridas para poderes concorrer”, concluiu.

mobile_2-cópiaEste projeto surge, nas palavras de Inês Menezes (responsável pela Associação Better Future), da deteção de “falta de informação nas escolas sobre um processo de decisão que marca a vida dos jovens. Com isso, os jovens apresentam três grandes lacunas: desconhecimento das profissões e do que nelas se faz na prática, desconhecimento das saídas profissionais e desconhecimento da sua vocação, das suas competências e do que gostariam de fazer”.

José Ferreira Gomes é Secretário de Estado do Ensino Superior, esteve presente na apresentação deste projeto, e lembrou que hoje em dia “a busca faz-se por um fator diferenciador, e que é preciso apoiar mais os jovens com dúvidas em relação ao seu futuro”. Nessa medida, considera este portal “de grande importância, enquanto complemento daquilo que o estado pode fazer, informando os jovens sobre a sociedade complexa que vão enfrentar.

Por sua vez, o CEO da Vodafone Portugal, Dr. Mário Vaz, não quis deixar de dizer que é propósito desta ferramenta “difundir o conhecimento e aumentar a literacia entre os jovens, e contribuir para uma escolha mais consciente e adequada ao seu perfil e vocação, em linha com as necessidades atuais e futuras do mercado”.

 

A plataforma está disponível online a partir de hoje.

[Fotos: Vodafone Portugal]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *