O que queres ser quando fores grande? Há uma nova plataforma online que quer ajudar-te a responder a esta pergunta. Chama-se “Design The Future”, foi criada pela Associação Better Future em parceria com a Fundação Vodafone, e vai mostrar-te como é trabalhar na vida real.
O projeto Design The Future é uma plataforma online que aposta em testemunhos de profissionais para te ajudar a fazer a tua escolha no acesso ao ensino superior. Sem folhas de excel aborrecidas e com vídeos curtos e dinâmicos, neste site há profissionais reconhecidos nas várias áreas de atividade a contar-te como é o seu dia a dia, quais são as competências de que necessitas para desempenhares aquela função, e o que mais os realiza naquilo que fazem, para além de responderem a várias curiosidades. Medicina, engenharia, desporto, literatura, educação, jornalismo, música, entre muitas outras, estão representadas em cerca de 100 vídeos, e a ideia passa por aumentar este número.
Este site, que contará em breve com um novo motor de busca, pretende também dar-te informação sistematizada sobre as várias opções formativas existentes em Portugal. Para isso, existe informação sobre cerca de 3300 cursos e respetivas instituições, provas de ingresso e médias de acesso, e ainda os seus índices de empregabilidade.
A página oferece-te ainda um conjunto de outras ferramentas, como a partilha dos conteúdos nas redes sociais – e no mobile também no Whatsapp -, a impressão de toda a informação relevante para que possas criar um dossiê que te ajude no momento da decisão, a opção de registo que te permite receber alertas com novos vídeos nas tuas áreas de interesse.
Como em todos os programas promovidos pela Fundação Vodafone, a plataforma Design The Future é inclusiva, permitindo a utilizadores cegos ou com baixa visão aceder a todos os conteúdos disponibilizados através da mesma.
A Inês Teixeira-Botelho é responsável pela operacionalização do Design The Future, e durante a sessão de apresentação do projeto referiu que o objetivo é “responder às perguntas de origem: O que queres ser quando fores grande? O que é que vais ser bom a fazer?” Para isso, a plataforma tem uma homepage que apresenta seis opções e as profissões que estão em destaque no momento. Podes também, segundo a Inês, “visualizar os vídeos mais recentes ou aqueles que foram mais vistos. No campo de pesquisa, posso procurar a minha profissão de sonho ou a minha área de interesse, ou simplesmente descobrir todas as profissões que existem no site”.
Dentro de cada profissão está disponível “uma biografia do entrevistado, a descrição da função, as competências técnicas e pessoais que deves possuir para a desempenhar, as principais atividades a ela associadas e as áreas de atuação. Em cada uma delas, estão disponíveis também as opções formativas a seguir – seja um curso profissional, uma licenciatura, uma pós-graduação ou um mestrado – com informação sobre as médias de ingresso e disciplinas específicas requeridas para poderes concorrer”, concluiu.
Este projeto surge, nas palavras de Inês Menezes (responsável pela Associação Better Future), da deteção de “falta de informação nas escolas sobre um processo de decisão que marca a vida dos jovens. Com isso, os jovens apresentam três grandes lacunas: desconhecimento das profissões e do que nelas se faz na prática, desconhecimento das saídas profissionais e desconhecimento da sua vocação, das suas competências e do que gostariam de fazer”.
José Ferreira Gomes é Secretário de Estado do Ensino Superior, esteve presente na apresentação deste projeto, e lembrou que hoje em dia “a busca faz-se por um fator diferenciador, e que é preciso apoiar mais os jovens com dúvidas em relação ao seu futuro”. Nessa medida, considera este portal “de grande importância, enquanto complemento daquilo que o estado pode fazer, informando os jovens sobre a sociedade complexa que vão enfrentar.
Por sua vez, o CEO da Vodafone Portugal, Dr. Mário Vaz, não quis deixar de dizer que é propósito desta ferramenta “difundir o conhecimento e aumentar a literacia entre os jovens, e contribuir para uma escolha mais consciente e adequada ao seu perfil e vocação, em linha com as necessidades atuais e futuras do mercado”.
A plataforma está disponível online a partir de hoje.
[Fotos: Vodafone Portugal]