Desabafos de um Universitário… Com Constanza Ariza!
Constanza Ariza, conhecida por ser uma das maiores TikTokers portuguesas, revela o seu percurso académico com o maior sorriso, que a caracteriza. Destemida e voraz, mergulhou numa das suas paixões: a Medicina Dentária, na Egas Moniz School of Health & Science. Agora, a um passo de terminar a vida universitária, desabafa sobre o futuro e como conseguiu equilibrar as tarefas universitárias com as redes sociais.
Todos os anos milhares de jovens colocam o pé no mundo universitário pela primeira vez, dando início a um novo capítulo. Entre muitos nervos e ansiedades, que conselhos gostarias de dar a quem vai entrar nesta nova etapa?
Tenham mente aberta e aproveitem cada dia na faculdade! Não tenham medo de falar, ou perguntar, no primeiro dia de aulas, estão todos na mesma posição. Participem nas atividades, vão às festas, estudem em grupo, vivam a vida académica a 100%! Conheçam pessoas de anos acima que vos ajudem a estudar o mais importante, e participem nas aulas, claro, para apontar tudo o que os professores pedem!
Entre a paixão notória pela dança e a criação de conteúdos, de que forma é que descobriste que a Medicina Dentária na Egas Moniz School of Health & Science era o caminho certo?
Eu sempre quis algo relacionado com a saúde e foi graças à minha dentista que descobri que queria seguir Medicina Dentária! Adorei a forma de trabalhar, o profissionalismo, a simpatia e inspirou-me. Curiosamente, ela tirou o curso na mesma faculdade que eu. (risos)
Por norma, o 1º ano da universidade é dos mais desafiantes para os estudantes, devido ao período de adaptação. Fazendo uma retrospetiva, como consideras que foi a tua integração perante os teus colegas, professores e, claro, disciplinas?
Na minha faculdade, foi excelente. O 1° ano surpreendeu-me muito, fui muito bem integrada e foi o melhor dos 5 anos de curso! Estava com baixas expectativas, mas foram totalmente superadas! Adaptei-me, participei em atividades e conheci muitas pessoas novas, que hoje levo como amigos para a vida.
O teu curso contempla o Mestrado Integrado em Medicina Dentária e decorreu entre 2018 a 2023. Em 5 anos, quais consideras as aprendizagens mais valiosas que adquiriste enquanto universitária? E quais foram as alturas mais desafiantes?
Aprendi que tudo depende de nós, se nós queremos e acreditamos, nós conseguimos. O mais importante não é a nota final, é aprender e criar amizades fortes e bonitas. Diria que as alturas mais desafiantes foram aquelas em que tive de conciliar o meu trabalho nas redes sociais com a faculdade. Graças a um grande esforço meu e apoio dos meus pais, consegui gerir bem, mas foi difícil! Cheguei a estar muito esgotada psicologicamente.
“Aprendi que tudo depende de nós, se nós queremos e acreditamos, nós conseguimos.”
Começaste a criar conteúdo muito cedo, por volta dos 15 anos. A partir do momento em que entraste na universidade, como conseguiste conciliar as redes sociais com frequências, exames, trabalhos e toda a vida universitária?
Entrei na faculdade em 2018, quando as redes sociais eram apenas um hobby. Tornou-se um trabalho em 2020, no final do meu 2° ano de faculdade. A faculdade sempre compreendeu e apoiou o meu trabalho. Aliás, tive estatuto de trabalhadora-estudante, o que me deu a liberdade de escolher o melhor horário para mim, ter acesso a outras épocas de exames, entre outras coisas. Consegui conciliar porque adoro as duas vertentes, Medicina Dentária e Redes Sociais.
Depois do que já conquistaste, experienciaste e, agora, com o curso quase concluído, se tivesses a possibilidade, o que dirias à Constanza de há 5 anos?
Ainda bem que seguiste sempre aquilo que querias e que gostavas, sem ouvir a opinião negativa dos outros. Foste sempre tu própria, sem medos, e viveste cada dia ao máximo! Continua assim! Confia em ti, sonhar não tem limites e podes ser o que tu quiseres!
Uma formação completa e equilibrada entre a teoria e a prática é o primeiro passo para ter sucesso no seio profissional. Consideras que a universidade e o teu curso, especificamente, te deram as ferramentas necessárias para enfrentares um competitivo mercado de trabalho?
Sem dúvida, ganhámos muita experiência. Os últimos 2 anos de curso foram de estágio, numa clínica dentária na faculdade, com pacientes todos os dias. Claro que agora terei de aprender outro tipo de coisas no mundo laboral, que fazem parte também do mundo adulto.
A tua vida é muito preenchida, sempre envolvida em projetos e atividades. Se no futuro tiveres de optar entre a criação de conteúdos e a Medicina Dentária, qual escolherás?
Esta é a pergunta para um milhão! Neste momento, não consigo escolher uma, porque não me imagino sem fazer uma delas. Adoro as duas áreas, fazem parte de mim. Irei acompanhar e tentar conciliar as duas o máximo que puder. (risos)
Tenho aquele bichinho de querer focar-me a 100% nas redes sociais, mas ficarei sempre descansada por ter o meu curso e poder exercer sempre que quiser.
Agora que estás a concluir uma das etapas mais importantes da tua vida, qual é o próximo passo? Que projetos tens em mente?
Falta-me entregar a tese. A fase de entrega será entre setembro e outubro, e só aí finalizarei o meu curso definitivamente. Ainda estou a decidir o que gostaria de fazer, mas, como referi anteriormente, será sempre a acompanhar as duas áreas!
Na Medicina Dentária, vou começar a trabalhar ou vou tirar alguma especialização, já na área das Redes Sociais, tenho uma bomba para lançar assim que atingir 1 Milhão de seguidores no TikTok! Tenho sempre ideias e projetos que demoram a ser lançados por ter estado a tirar um curso, mas essa foi sempre a minha prioridade.