A 25ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra começa já em março
Cerca de quatro dezenas de atividades, entre música, concertos, ciclos de cinema, instalações artísticas, exposições, teatro e performance, centradas no tema “Horizonte”, vão dar corpo à 25ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), que vai decorrer entre os dias 1 e 15 de março. Nesta iniciativa, a Universidade de Coimbra vai ocupar diversos espaços da cidade, alguns deles inusitados, com uma programação que possui ainda ofertas aos mais novos e vários eventos de entrada gratuita.
É já no dia de abertura que a Orquestra Académica da UC abrirá as portas ao evento com o Concerto do Dia da Universidade de Coimbra, a ter lugar no Teatro Académico Gil Vicente, que acolherá posteriormente, no dia 3 de março, o Concerto de Aniversário da Rádio Universidade de Coimbra, com a atuação dos grupos Quelle Dead Gazelle e OCENPSIEA.
No programa estão também previstas: uma exposição do artista Diogo Evangelista sobre Plutão, uma performance com poesia e música em dois trajetos da cidade e um espetáculo do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra em torno da obra “Rei Ubu”, de Alfred Jarry.
A planificação do projeto “convida a olhar para o passado e para o futuro, abordando os pilares materiais e imateriais do património de Coimbra, funcionando como uma espécie de aquecimento dos motores daquilo que será depois a celebração dos dez anos da classificação da Alta, Universidade e Sofia como Património Mundial da Humanidade”, realçou Delfim Leão, vice-reitor da Universidade de Coimbra.