O dstgroup já é parceiro de alguns institutos de ensino superior como a UMinho e a Universidade Católica. De que maneira é que a FEUP está a apostar na formação e educação dos jovens?
No nosso entender, a FEUP tenderá a aproximar-se dos principais players do mercado nos diversos setores de atuação ou, por outras palavras, aos benchmarks, às referências. Ao associar-se a este tecido empresarial estará a permitir que os jovens vivenciem os problemas e desafios reais do tecido empresarial, permitindo com esta aproximação uma visão de 1.ª linha aos jovens e um paralelismo sustentado entre a parte teórica e prática.
O dstgroup criou cursos superiores dirigidos aos seus trabalhadores. Que cursos são esses e qual foi o propósito dessa iniciativa?
O propósito é claro: queremos convidar os nossos trabalhadores a entrar numa espécie de “missão apollo 1”, a ver o que ainda não foi visto, ver e não permitir que outros vejam por nós. Ao dotar os trabalhadores de mais valências, de novas perspetivas, estaremos na linha da frente para a Inovação, seja ela disruptiva ou incremental. Por outro lado, também do ponto de vista pessoal, existirá uma valorização, através de um elevador social invisível que por este meio se proporciona.
O que é que a parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, representa para os jovens e para o percurso que estes fazem até ao mercado de trabalho?
Esta parceria representa uma aproximação estratégica entre o ambiente empresarial e o sistema de ensino superior, fundamentado na partilha de experiência teórico-práticas que fortalecerão, por um lado, o tecido empresarial e, por outro, o ensino especializado. Esta colaboração assenta, essencialmente, em dissertações, estágios, projetos e projetos de I&D.
Pode explicar aos nossos leitores como será a relação do dstgroup com o programa “FEUP Prime – Corporate Membership Programme”?
Com esta distinção, a nossa empresa passará a integrar o programa “FEUP PRIME – Corporate Membership Programme” que visa reconhecer a grande contribuição das empresas para a Missão da FEUP e cujo grande objetivo é aproximá-las da universidade e facilitar a realização de projetos conjuntos, em particular de investigação e inovação. O diploma de “FEUP Affiliate” é o reconhecimento enquanto empresa com fortes relações com os departamentos da FEUP, através da colaboração em dissertações, estágios, projetos, projetos de I&D, entre outros.
Aqui poderão consultar mais informações: Prime – FEUP Prime.
O grupo anualmente promove mais de 50 estágios remunerados, com empregabilidade garantida. Consideram que os estágios oferecidos pelo dstgroup, motivam os jovens e os formam da melhor maneira possível?
Sim, claramente. Existe toda uma psique, um habitat natural no dstgroup que pretende captar e reter os jovens nas áreas de negócio onde atuamos. A nossa origem vem da Pedra. Hoje somos pedreiros digitais, do trato da pedra à fibra ótica existe todo um cardápio de oportunidades no dstgroup a oferecer aos jovens licenciados. O rigor dos negócios nas geografias exigentes onde atuamos, e o nível de clientes com os quais trabalhamos em Portugal, França, Mónaco, Reino Unido, Angola e outros, obriga-nos a uma constante atualização no que a melhores práticas diz respeito. Capacitar e formar é essencial na equação do dstgroup, pois só assim a sustentabilidade futura do negócio se assegura.