Há mais mulheres do que homens com Ensino Superior em Portugal
Há mais de 30 anos que Portugal tem mais mulheres licenciadas do que homens. Nos doutoramentos, a tendência é a mesma. Nos últimos dez anos, o número de mulheres com o grau mais elevado do Ensino Superior também é superior ao dos homens.
Os resultados dos Censos de 2021 não se revelaram portanto surpreendentes. Em Portugal há mais mulheres com Ensino Superior, do que homens.
No ano de 2021, pela primeira vez, o número de mulheres com um curso no Ensino Superior ultrapassou a barreira de um milhão. As mulheres lideram comparativamente aos homens, que são pouco mais de 712 mil. Os dados revelam que em cada dez portugueses com um curso, seis deles são mulheres.
Através dos resultados é também possível concluir que 21,2% da população com 21 ou mais anos de idade, possuía como nível de escolaridade o Ensino Superior completo – 18,1% dos homens têm um curso, voltando neste parâmetro as mulheres a superar com, 23,8%. Já na faixa etária dos 30 aos 34 anos, 36,9% da população portuguesa tem um curso superior – entre os homens são 29,6% e entre as mulheres 44,1%.
Apesar destes dados, os homens continuam a ganhar mais que as mulheres. Em Portugal, estas diferenças fazem-se sentir com alguma expressividade ao nível da remuneração salarial – as remunerações médias de base são superiores nos homens, ganhando estes em média 990,05 euros em comparação com as mulheres que ganham 824,99 euros.
O Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebra-se no dia 26 de agosto, instituído com o intuito de combater as desigualdades de género. A data serve para lembrar que apesar das muitas vitórias alcançadas pelas mulheres ao longo das últimas décadas, ainda persistem desigualdades na atualidade.