Carta ao Pai Natal: Tudo por trás da história desta tradição: os valores do Natal
A tradição de escrever a carta ao Pai Natal já tem cerca de 150 anos de idade. Surgiu nos Estados Unidos e está ligada à própria história do serviço dos correios americanos.
Atualmente, milhões de crianças escrevem a sua carta ao Pai Natal, a partilhar os seus desejos. Porém, a tradição começou com as crianças a receberem cartas assinadas pelo Pai Natal – sendo este os pais, que enviavam cartas às crianças a fazerem-se passar pelo mesmo. Não se sabe ao certo o que motivou a que a tradição se invertesse e levasse as crianças a escrever as cartas, o que é certo é que algumas décadas depois, o serviço postal americano recebia milhares de cartas todos os anos, dirigidas ao velhinho de barba branca.
Escrever uma carta ao Pai Natal, é muitas vezes a primeira experiência que as crianças têm na escrita e pode ser uma atividade divertida para fazer em família. Seja escrita à mão, por via digital, ou ilustrada, esta atividade pode estimular e desenvolver o gosto pela escrita em muitas crianças!
Esta atividade é bem vista pelos psicólogos e pediatras, que sugerem que a escrita da carta ao Pai Natal, pode ser um momento para estreitar laços e partilhar experiências com as crianças.
Nos dias de hoje e desde 1985, que em Portugal, os CTT recebem cartas das crianças, tendo normalmente como destinos o “Polo Norte” ou a “Lapónia”.
Por todo o mundo existem iniciativas com o propósito de manter esta tradição presente.
A “Carta do Pai Natal” existe para perpetuar a magia do Natal! Esta iniciativa, escreve uma carta com muito amor, que chega dentro de uma “Caixa Secreta” que esconde magia, mistério, jogos e artefatos fascinantes. Uma lembrança única que deixará memórias que perduram no tempo.
O texto de cada carta é completamente personalizado de forma individual, não existindo duas cartas iguais, pois cada destinatário é único. Para que cada carta seja mais intimista, é solicitado que alguns elementos sobre cada criança sejam descritos, para que o conteúdo seja enriquecido e único.
A missão da “Carta ao Pai Natal” é através de fazer chegar estas cartas personalizadas, que levam alegria e emoção a milhares de crianças e às suas famílias, combater os períodos conturbados que se vivem em todo o mundo. Através de caixas produzidas exclusivamente pela equipa, levam a cada família uma experiência única, envolvendo assim, miúdos e graúdos, que vivem ainda mais intensamente a magia e o espírito do Natal!
O “Pai Natal Solidário” dos CTT é uma ação de solidariedade social que surpreende crianças em situação de risco e que pretende realizar os seus desejos de Natal.
As crianças, até aos 12 anos de idade, são convidadas a escrever cartas ao Pai Natal, com os presentes que desejam receber. Depois, as responsáveis pelas instituições entregam as cartas nos CTT, que tratam de as colocar online e nos Lojas CTT, para serem escolhidas.
Qualquer pessoa pode ajudar e fazer com que o desejo de uma destas crianças se torne realidade. Para isso, apenas tem de apadrinhar uma das cartas que estão disponíveis no site dos CTT, durante os meses de novembro e dezembro.
Ajudar é muito simples! O primeiro passo será apadrinhar, selecionando a carta e indicando o nome e o e-mail para fazer a reserva e guardar o número da carta. Depois é só entregar o presente numa Loja CTT, no prazo de três dias úteis!
A magia no Natal vai muito além de escrever uma carta ao Pai Natal ou de dar e receber prendas. O Natal representa os valores de entreajuda, carinho e partilha. Faz algo diferente este ano e participa em alguma iniciativa, não deixes a magia morrer!