Politécnicos portugueses captam estudantes em Moçambique
A Feira Internacional de Maputo revela Projeto Portugal Polytechnics International Network (P PIN), projeto que visa a internacionalização com apoio do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
Os objetivos principais deste projeto é criar uma rede presencial com embaixadores do ensino superior politécnico português no estrangeiro, estreitar relações com as empresas e reforçar a captação de estudantes internacionais.
A participação deste programa na Feira Internacional de Maputo, no Pavilhão de Portugal, é resultado de uma estratégia para prossecução dos respetivos objetivos, através da sua presença num espaço onde se reúnem entidades e empresas e que proporciona o estabelecimento de parcerias futuras.
Com um investimento superior a 1,4 milhões de euros, conta com a presença de quinze politécnicos, para além de que disponibiliza um sistema de informações em mercados estratégicos como Angola, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Marrocos, Moçambique e Peru.
O CCISP, o Turismo de Portugal, o IAPMEI são as parcerias associadas ao Portugal Polytechnics International Network, bem como dezenas de entidades empresariais.
A presidente do CCSIP, Maria José Fernandes, destacou que o P PIN “é o maior projeto que temos em marcha visando a internacionalização do Ensino Politécnico e acreditamos que ele tem um grande potencial de atração de estudantes estrangeiros de mercados estratégicos para a economia nacional”, acrescentando que “esses estudantes têm tido, também, um papel relevante no rejuvenescimento do tecido social e na dinamização das economias de alguns territórios onde existem estabelecimentos de ensino superior politécnico”.