Cirurgias maxilofaciais têm um novo software de apoio com cunho da UA
A Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) da Universidade de Aveiro (UA) liderou a criação de um Aveiro (UA) liderou o desenvolvimento de software de apoio para cirurgias maxilofaciais. Este software mostra o resultado virtual e fotorrealista em 3D da realização da cirurgia.
A expressão facial é importante no que se refere à própria identificação dos indivíduos e tem um papel primordial para a comunicação e interação no sociedade. Nos casos em que a expressão facial é limitada, pode trazer consequências prejudiciais para o organismo do paciente e também afetar psicologicamente e socialmente o mesmo.
O projeto ARTHUR – 3D DENTOFACIAL SURGERY FULL PLANNING desenvolveu uma solução de cirurgia virtual, aplicada à estrutura óssea e dentária, capaz de prever o real impacto na máscara facial do paciente, baseada na cloud permitindo ao corpo clínico realizar um planeamento cirúrgico virtual. A proposta baseia-se na utilização de guias e placas de corte ou guias cirúrgicos, em modelo anatómico, através da fusão de três exames: TAC (CBCT), Intraoral Digitalização e Fotogrametria Estéreo 3D.
O principal objetivo é facilitar a cirurgia através da simplicidade desta ferramenta, nomeadamente no que diz respeito à sua utilização. Para além disso, permite demonstrar diretamente e de forma virtual o resultado final ao paciente ainda no consultório, proporcionando que o mesmo participe de forma mais ativa em todo o processo, sobretudo na tomada de decisão da terapia.
O software encontra-se ainda em fase de testes, no Laboratório de Ortodontia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e dos clínicos do Instituto Português da Face.
Este projeto, sob a liderança da Codi – Comércio Design industrial Lda, contou com a participação do Instituto Português da Face e da Universidade de Coimbra, com um investimento de 800 mil euros, confinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.