I Encontro Ibero-Insular de Informadores Juvenis
Cerca de duzentos jovens de Portugal e Espanha reunidos naquele que é o primeiro Encontro Ibero-Insular de Informadores Juvenis, a decorrer desde 26 de junho até ao último dia do mês, em Málaga.
O I Encontro Ibero-Insular de Informadores Juvenis tem lugar no Centro de Juventude Euro-Latino-Americano (CEULAJ), em Mollina, e realiza-se no âmbito do Ano Europeu da Juventude que destaca o papel do jovens na construção de um futuro mais verde, inclusivo e digital.
Estão presentes no evento 200 jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos. A comitiva portuguesa é composta por 30 participantes, dos vários pontos de Portugal continente e da Região Autónoma da Madeira, e está a ser conduzida pelo IPDJ. Os portugueses juntam-se aos jovens da maioria das Comunidades Autónomas de Espanha.
Os jovens de Portugal e Espanha consistem em informador@s que, voluntariamente, divulgam informação credível e de qualidade. Atuam em centros de informação, educacionais, associações, locais de lazer e recriação, com o objetivo de construir uma ponte entre os serviços de informação e os jovens. Os designados informador@es recolhem informações e abordam temas de importância para esta faixa etária, sobretudo no que diz respeito a ofertas de emprego, bolsas de estudo, cursos, concursos e até cidadania digital.
O projeto visa facilitar a partilha de experiências entre os jovens de Portugal e Espanha, de maneira a criar laços pessoais. Através das atividades educacionais e recreativas, como mesas de diálogo, análise de programas regionais e eventos interculturais, o objetivo é tornar os intervenientes mais ativos e capazes de projetar campanhas informativas para o público juvenil.
No local, também se encontram técnicos, formadores, monitores-acompanhantes, representantes do Instituto da Juventude (INJUVE) e da Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens (ERYICA).
O encontro realiza-se com a parceria da Direção-Geral da Juventude da Comunidade de Madrid, o Instituto Andaluz da Juventude (IAJ), o Instituto Valenciano da Juventude (IVAJ), a Direcção-Geral da Juventude da Região de Múrcia e o Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ).