O Politécnico de Coimbra assinalou o Dia da Ação Social através das suas redes sociais e com uma Cerimónia no Auditório da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.
No passado dia 8 de junho, com a presença de cerca de uma centena de convidados, como colaboradores da instituição, dirigentes e ex-dirigentes dos SASIPC, unidades orgânicas de ensino e Serviços da Presidência do IPC. A cerimónia iniciou-se com uma atuação do grupo MusicSign, da ESEC, com interpretação de músicas para Língua Gestual Portuguesa pelos intérpretes Rafaela Silva e Pedro Oliveira. Na sessão de abertura, discursou a representante das associações de estudantes do IPC, Madalena Azaruja, e o administrador dos SASIPC, João Lobato e o presidente do IPC, Jorge Conde.
Seguiu-se a apresentação do Relatório “Retratos 2.0”, sobre o estudo relativo ao perfil dos estudantes do 1º ano do IPC em 2021/22, nas áreas da ação social, do ObservAS , o Observatório para a Ação Social. Este estudo exploratório e descritivo pretendeu caracterizar em detalhe a população estudantil que opta pelo IPC e dotar os SASIPC de informação e dados relevantes para suporte às suas áreas de atuação, reforçar da orientação políticas e as práticas que visem o bem-estar do estudante.
A cerimónia encerrou com uma homenagem de reconhecimento aos colaboradores aposentados dos SASIPC entre 2019-2021. A comemoração do Dia da Ação Social do IPC, que teve lugar pela segunda vez, foi instituída pelos Estatutos dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Coimbra, a 4 de junho de 2020, a realizar em data móvel, em cada ano letivo.