Sob proposta da Faculdade de Economia (FEUC), a Universidade de Coimbra (UC) vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa ao comendador Rui Nabeiro, anunciou a instituição esta terça-feira. A cerimónia vai realizar-se no próximo dia 9 de março, na Sala dos Grandes Atos, pelas 11 horas.
“O Doutoramento Honoris Causa do Comendador Rui Nabeiro tem um grande significado para a FEUC. Assume um sentido ético, dada a dimensão humana do empreendedor que homenageamos e o exemplo que o seu percurso de vida pode assumir para todos os nossos estudantes e rede de parceiros.”, refere o Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, acrescentando que “após 30 anos de ensino da Gestão na FEUC, vemos neste Doutoramento uma oportunidade para aprofundar a relação da Escola com as empresas e para afirmar valores de uma verdadeira responsabilidade social”.
A homenagem pública a Rui Nabeiro, a mais elevada distinção atribuída por uma Universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituam uma referência para toda a sociedade, “evidencia o compromisso entre os princípios de gestão que se ensinam na Universidade de Coimbra (em particular nos vários ciclos de estudos da FEUC) e a sua concretização nos processos de liderança empresarial e na dimensão humana das relações de trabalho. Estamos diante de um admirável empreendedor, de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, explica a Universidade de Coimbra, em comunicado.
Segundo a UC, Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da FEUC, será o Padrinho da cerimónia de Doutoramento Honoris Causa. Já as apresentações ficarão a cargo dos professores auxiliares António Martins (elogio do Doutorando) e de Margarida Mano (elogio do Padrinho).
Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, a tradição centenária dos Doutoramentos Honoris Causa foi suspensa. “Retomá-la com uma personalidade deste calibre, um empresário de perfil humanista com um rico contributo para a sociedade portuguesa nas mais diversas áreas, é particularmente significativo para a Universidade de Coimbra”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão.