O mestrado em Comunicação Acessível, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, está a organizar o evento “INclusive – Ciclos da Inclusão”, uma iniciativa totalmente online, que se vai realizar na primeira quinta-feira de cada mês, pelas 19h00. Subordinada à temática “Trilhando Caminhos”, a primeira reunião deste ciclo está agendada para esta quinta-feira, dia 6.
«Esta iniciativa é uma organização conjunta entre professores e estudantes do mestrado, com o objetivo principal de debater e alertar os participantes para temas ligados à comunicação acessível, à inclusão e às acessibilidades, áreas cujas necessidades ainda são muitas e para as quais a população em geral não está ainda sensibilizada. A primeira reunião vai contar com Josélia Neves, de Hamad Bin Khalifa University, no Catar, e Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal, como oradoras convidadas, e vai focar, sobretudo, o papel dos agentes sociais na criação da mudança para uma sociedade mais inclusiva e a importância dos documentos em multiformato no turismo», explica Carla Freire, coordenadora do mestrado em Comunicação Acessível.
De acordo com a docente, «a realização destes webinars mensais foi também pensada com o intuito de dinamizar atividades que permitam sensibilizar a sociedade para a temática da inclusão e da acessibilidade, potenciar um contacto mais frequente entre estudantes e professores envolvidos na organização dos eventos, aumentar os conhecimentos específicos de todos os intervenientes em determinadas áreas da acessibilidade e da inclusão, criar oportunidades de trabalho conjunto e divulgar o mestrado em Comunicação Acessível».
Cada evento contará com dois palestrantes convidados, relacionados com a área de discussão, e terá a duração de cerca de uma hora, entre apresentações e discussão. No final do ciclo será lançado um livro com os resumos das apresentações.