A Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa organizou, no dia 27 de setembro, uma ação de teambuilding solidário no Parque Florestal de Monsanto. Integrada no programa de receção aos novos alunos desta faculdade, a atividade consistiu na construção de um conjunto de bicicletas a doar à Casa do Gaiato de Lisboa.
A iniciativa envolveu um grupo de 50 alunos internacionais que integram os programas de LL.M. da Católica Global School of Law e aqueles que se encontram em programa de intercâmbio (Erasmus), bem como 30 alunos nacionais que foram admitidos à licenciatura em Direito.
Através de várias provas, os alunos foram desafiados a angariar, trocar e negociar peças, num esforço entre equipas que culminou na construção de 8 bicicletas.
No final do evento, as bicicletas foram entregues a crianças e representantes da Casa do Gaiato, tendo estado presente o Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Professor Jorge Pereira da Silva, bem como o Professor Gonçalo Matias, Diretor da Católica Global School of Law.
Sobre esta atividade de cariz solidário, Jorge Pereira da Silva destaca: “Além de promover a integração académica através do trabalho em equipa, esta iniciativa teve ainda como objetivo pôr em prática o espírito solidário dos nossos alunos. Ser jurista é também estar atento à vulnerabilidade das pessoas e sentir como nossas as injustiças que os outros sofrem, e dar o nosso melhor, usando as nossas competências, para corrigir as desigualdades e as injustiças que afetam aqueles que nos rodeiam.”
Esta iniciativa reflete o compromisso da Faculdade, que privilegia uma formação alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente no que diz respeito à redução da pobreza, empoderamento e promoção da inclusão social, económica e política de todos, garantindo a igualdade de oportunidades e de acesso à justiça.
A Casa do Gaiato é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que tem como missão acolher, educar e integrar na sociedade crianças e famílias carenciadas.