Birdy já editou, o seu aguardado quarto álbum de estúdio, intitulado ‘Young Heart’, que inclui a vibrante balada ao piano ‘Second Hand News’, assim como o tema ‘Deepest Lonely’ – “deeper, darker, territory… authentically haunting” – The Guardian – e o encantador primeiro single do álbum, ‘Surrender’.
‘Young Heart’ é um trabalho bem diferente do anterior álbum de Birdy, o dramático Beautiful Lies de 2015. Enquanto Beautiful Lies era um conto de fadas, Young Heart é um retrato realista e corajoso da artista em sofrimento e em busca da luz. As canções do álbum oscilam entre a luz e a escuridão, entre aquela vastidão do espaço e o interior do lar. O conflito entre querer esconder-se e ser forçado a partir, para novos lugares e novas experiências ao longo de todo o disco. A faixa de abertura do álbum, Voyager, é uma música maravilhosamente escrita sobre o conhecimento e a dor necessária para terminar um relacionamento. A partir daí, o disco fala das consequências – a solidão, a dor de sentir falta da pessoa que a artista ainda ama, a aceitação do luto enquanto peça fundamental para o amor e a perda, o desejo de viajar e, ao mesmo tempo, aquele puxão da familiaridade do lar.
Sobre o novo álbum, Young Heart, Birdy refere: “I’m so proud of this album, my last record was a lot more theatrical – there was a lot going on, it was a big production. Whereas this is quite stripped back – anything that didn’t need to be there, isn’t. There’s no decoration. This album just feels very personal – I’ve grown up a lot over the past five years and have experienced new things that have shaped my understanding of the world, but also of who I am as an artist. This album means a lot to me – I want to protect it.”
Na sequência do sucesso que foi a recente livestream de Birdy no Wilton’s Music Hall – ‘a masterful show…had the feel of a festival headline set’, de acordo com o britânico The I –, Birdy fará uma apresentação especial e bastante intimista no Kentish Town Forum, a 21 de Novembro, local onde actuou pela última vez em 2014. O espectáculo será o primeiro concerto de Birdy enquanto cabeça-de-cartaz desde 2016, sendo que esta actuação intimista assinalará também o regresso de Birdy aos palcos, com muitas outras datas a serem anunciadas oportunamente.