A Câmara Municipal de Lisboa está preocupada com a separação do lixo em casa e à sua correta deposição nos ecopontos e por isso, decidiu distribuir 350 mil kits de reciclagem.
A campanha surgiu como consequência da diminuição da taxa de reciclagem e teve início esta segunda-feira, dia 5 de abril.
O kit é composto por três ecobags (sacos reutilizáveis e recicláveis produzidos com ráfia de polipropileno 100% reciclado pós-consumo), para a separação do papel/cartão, embalagens e vidro, com informação pertinente para uma reciclagem correta.
Os munícipes são ainda encaminhados para o site da autarquia, onde vão poder encontrar um localizador de deposição de resíduos e marcar a sua posição no mapa para ficarem a conhecer os locais de recolha mais perto de si.
“A obrigatoriedade da recolha selectiva de biorresíduos pela União Europeia a partir de 2023 é dos maiores desafios que se colocam atualmente às cidades e não dispensa a participação de todos os cidadãos em todos os processos de reciclagem, sendo essencial para que a cidade alcance as metas estabelecidas para a transformação dos seus resíduos em composto agrícola orgânico”, pode ler-se em comunicado.
Para além desta medida, a câmara municipal de Lisboa também reforçou os equipamentos na via pública, como instalação de 280 eco-ilhas subterrâneas, 500 papeleiras e 782 novos contentores em várias zonas da cidade e instalação de 160 novos equipamentos inteligentes para recolha de óleos alimentares usados.
E tu, já fazes reciclagem? Começa já hoje!