Foi este sábado à noite que teve lugar a 55.ª edição do Festival da Canção, conduzido por Filomena Cautela , Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves, o evento que costuma acontecer numa sala de espetáculos portuguesa, teve lugar nos estúdios da RTP, em Lisboa e sem a presença de público.
O grupo The Black Mamba foi o grande vencedor da noite , com “Love is on My Side”. A música interpretada por Tatanla vai representar Portugal na Eurovisão, que vai decorrer em Maio em Roterdão.
De recordar que este é o primeiro tema inglês a vencer o concurso, o que deixou a banda com dez anos de carreira surpresa com a vitória.
O tema foi escolhido de entre os 10 que estavam a concurso nesta final do Festival da canção, através da soma das votações do júri e do público, com representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.
NEEV, com “Dancing in The Stars”, foi o mais votado pelo público, conquistando 12 pontos. Já Carolina Deslandes foi a mais votada pelo júri nacional, que cantou o tema “Por um triz”.
Os The Black Mamba, que já tinham contabilizado um total de 10 pontos pelo júri nacional, voltaram a receber a mesma pontuação por parte do público, empatando a 20 pontos com Carolina Deslandes. De acordo com as regras, nestes casos a votação do público é a que tem mais peso, conferindo a vitória ao grupo português.
Este ano, a votação do público bateu um novo recorde: segundo a RTP, mais de 70 mil pessoas votaram nos 10 concorrentes que participaram no Festival da Canção.
No ano passado, a vencedora do Festival RTP da Canção foi Elisa, com o tema “Medo de Sentir”, no entanto esta nao pisou o palco da Eurovisão, uma vez que a cerimónia foi cancelada. Em 2021, não há risco do mesmo acontecer, uma vez que os 41 concorrentes vão gravar as atuações nos seus países.
Podes assistir a toda a atuação, aqui.