O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) registou o número mais elevado no que se refere aos candidatos às provas de acesso ao concurso especial Maiores de 23 (M23).
Houve um total de 523 pessoas a candidatarem-se, mais 65 do que em 2019/2020, um aumento de 14 %. Os resultados foram surpreendentes tendo em conta o contexto de pandemia de COVID-19 e todas as limitações e constrangimentos associados. A instituição sente orgulho pela confiança depositada e mais ciente ainda das responsabilidades enquanto organismo promotor da aprendizagem ao longo da vida e da qualificação de todos.
O M23 é uma modalidade especial de ingresso no Ensino Superior que permite a candidatura nas Licenciaturas e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do IPS, independentemente do nível de habilitações académicas, representando uma oportunidade de qualificação em idade adulta para ganhar novas competências.
“Num ano verdadeiramente atípico e num período em que as pessoas estavam focadas num quadro nacional e mundial de pandemia, o IPS apostou em mostrar como a valorização pessoal e profissional de cada um pode ajudar a vencer as adversidades com que o mundo nos confronta. O recurso a sessões online de esclarecimento e apoio às candidaturas permitiu chegar a um maior número de candidatos, quando comparado com os anos anteriores. O IPS pondera manter este formato em anos futuros”, afirma Ângela Lemos, vice-presidente do IPS para os Assuntos Académicos e Aprendizagem ao Longo da Vida.