O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) lançam a Pós-Graduação pioneira em “Média e Proteção Civil”. Este curso é pioneiro em Portugal e pretende preparar melhor os bombeiros.
O protocolo de cooperação entre os Politécnico da Guarda e a Escola Nacional de Bombeiros foi assinado a 3 de dezembro.
A Pós-Graduação é a primeira iniciativa lançada no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre as duas instituições.
“Sendo Portugal dos países que mais sofre com os incêndios florestais, criámos a pós-graduação em Média e Proteção Civil para capacitar os bombeiros para agirem de forma rápida e comunicarem eficazmente perante as situações de crise”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.
Para José Ferreira, presidente da Escola Nacional de Bombeiros, “a parceria com o IPG é motivo de satisfação” uma vez que “damos mais um passo no objetivo de ser criada uma rede de conhecimento dos bombeiros e de outros agentes de Proteção Civil na região da Guarda”.
A Pós-Graduação em “Média e Proteção Civil”, certificada pelo IPG e pela ENB, terá a duração de dois semestres e está prevista que arranque no início de 2020.
A formação vai permitir analisar contextos de prevenção, fazer planeamento de riscos, dar respostas face a catástrofes ou crises de emergência e comunicar de forma rápida e transparente com os órgãos de comunicação social.
As aulas vão ser lecionadas pelos professores do IPG em conjunto com os profissionais altamente qualificados da Escola Nacional de Bombeiros e da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda.
[Imagem: IPG]